A mão assassina do Exército Brasileiro

19/04/2022 11:42 - Blog do Celio Gomes
Por redação
Image

Domingo, 17 de abril. A jornalista Mirian Leitão informa, no jornal O Globo, com exclusividade: Áudios do Superior Tribunal Militar provam a tortura na ditadura. Ela teve acesso aos áudios obtidos pelo historiador Carlos Fico, professor de História da UFRJ. O conteúdo do material é uma prova definitiva de que o Exército Brasileiro cometeu o crime de tortura durante o regime instalado com o golpe de 1964. Crime hediondo. Crime contra a humanidade. 

Segunda-feira, 18 de abril. Informa o site da Câmara Municipal de Maceió: Câmara realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Exército. Para surpresa de ninguém, a sessão lambe-botas de milicos foi iniciativa do vereador bolsonarista Leonardo Dias, filiado ao insuspeito PL, o partido de seu ídolo, Jair Messias.

Segundo o texto divulgado pelo parlamento da capital, o vereador justifica a homenagem alegando que todos nós podemos contar com a “mão amiga” dessa força armada que tanto fez e faz pelo país. Ainda segundo essa tresloucada versão dos fatos, o Exército também é sinônimo de “coragem” na defesa dos interesses do povo.

Em sua fala asquerosa, o vereador exaltou os golpistas de 64, aqueles patriotas que prenderam arbitrariamente, torturaram e mataram tantos brasileiros. Isso sem falar no fechamento do Congresso, nos mandatos cassados e na expulsão de professores universitários. Por decisão de trogloditas e reacionários, uma multidão de exilados correu pelo estrangeiro, fugindo de país em país, para escapar do governo criminoso que tomou conta do Brasil por 21 anos.

Nem coragem nem mão amiga. O que define a atuação do Exército Brasileiro na ditadura são outras palavras: assassinato e covardia. Protegidos pela farda da indignidade, porcarias de alta patente ficavam “valentões” diante de presos dominados, sem condições de se defender. Se os alvos da vez eram mulheres, então, aí a “valentia” dos degenerados não tinha limites.

Defender ou praticar tortura é o nível mais baixo, mais podre que um sujeito pode chegar. Os militares golpistas e assassinos levaram essa aberração a requintes inéditos por aqui. Não é por acaso que esse “método de investigação” seja uma tradição nas polícias estaduais. Agora mesmo, em alguma delegacia perto de você, um brasileiro está sendo torturado.

Recado final para refrescar a cabecinha oca de certos vereadores e outras trepeças de mesma índole: “Temos ódio à ditadura. Ódio e nojo”. Palavras de Ulysses Guimarães no discurso de promulgação da Constituição de 1988. É isso aí! Figuras desprezíveis, covardões que torturam e covardões que bajulam torturadores devem ser denunciados e expostos. Homenageados, jamais.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..