Um adolescente de 14 anos foi socorrido pelos agentes da equipe de Articulação e Mobilização Social do Programa Ronda no Bairro (PRB), nesta segunda-feira (21), no Mirante do Jacintinho. Ele fazia movimentos repetitivos, estava na chuva, sem camisa e bastante agitado.

O Social do Ronda foi acionado pela mãe de um dos Patrulheiros Mirins que avistou o menino no Mirante. Os Patrulheiros Mirins são crianças acompanhadas pelo PRB desde o início das atividades do programa no bairro, com foco na prevenção à violência por meio de ações culturais, educacionais e de lazer.

Ao chegarem ao local, os agentes sociais solicitaram apoio da equipe operacional do Ronda para realizarem a abordagem. O adolescente informou o nome do pai e já tinha documento de identificação, feito na Casa de Direitos. Ele contou morar próximo à Grota do Cigano e teria saído de casa porque não queria ir a uma consulta médica.

Com o auxílio dos dados registrados na Casa de Direitos, parte da equipe foi até o endereço e localizou a mãe e o irmão do adolescente. Ao avistar a genitora, ele ficou ainda mais agressivo. Ela disse que desde fevereiro o jovem apresenta comportamento fora do comum, tanto em casa quanto na escola. Nesta segunda (21), ao saber que iria ao médico, ele destruiu alguns objetos de casa e fugiu para o Mirante do Jacintinho.

Diante do caso, a mãe do adolescente consentiu que o filho fosse encaminhado para o Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR). Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamada e as equipes operacional e social do Ronda o acompanharam até a unidade.