DUPLA PERSONALIDADE

03/03/2022 15:42 - Cláudio Cerqueira - Psicólogo
Por redação
Image

Transtorno dissociativo de personalidade caracterizado pela presença de duas ou mais identidades de personalidades distintas. Cada uma delas pode ter um nome, histórico pessoal e característica distintos.

O transtorno inclui incapacidade de recordar eventos diários, informações pessoais importantes e/ou eventos traumáticos ou estressantes.

As causas estão ligadas a traumas opressivos na infância, com situações de abuso ou negligência emocional. O impacto do trauma sofrido faz com que a pessoa desenvolva uma outra personalidade como forma de lidar com o evento traumático.

O aspecto dissociativo funciona como um mecanismo de defesa e de sobrevivência, pois os episódios traumáticos são dolorosos demais e uma das saídas encontradas por quem sofre do transtorno é justamente desassociando-se desse trauma, dessa parte de si que sofreu.

Muitas pessoas costumam confundir bipolaridade com TDI. É importante ressaltar que a bipolaridade afeta diretamente ao humor do indivíduo, enquanto o transtorno dissociativo afeta diretamente a personalidade. Por isso é extremamente importante passar por avaliação com um profissional de saúde mental.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..