Alimentação no CARNAVAL!

22/02/2022 23:01 - Giovana Montemor
Por redação
Image

Carnaval é um momento de festa e euforia para muitos, mas sabemos que este ano não teremos as tradicionais e alegres festas de carnaval. Ainda assim, é uma boa época para viajar, descansar, sair da rotina ou aproveitar a folia em casa. Pensando nisso, separei essas dicas sobre alimentação no carnaval!

Programe as refeições 

Programe-se de acordo com o horário da sua “nova” rotina: o ideal é que você faça pelo menos as três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar), e se conseguir incluir os lanches, ainda melhor.

No café da manhã, consuma cereais integrais, frutas e adicione proteínas magras e boas, como ovos e queijos. Para almoço e jantar, prefira refeições equilibradas e leves, de fácil digestão. Uma boa salada, uma proteína de fácil digestão, como ovos, peixes ou frango, uma leguminosa, e uma boa fonte de carboidrato, como batata doce ou inglesa. 

Cuidados para se alimentar fora de casa

O problema, muitas vezes, é a escolha do alimento na rua, por questões higiênicas, podem trazer contratempos. Então, para evitar problemas de saúde, como intoxicação alimentar, leve sempre alimentos rápidos e fáceis de consumir e de carregar na sua bolsinha ou na sua pochete, como: barra de nuts (oleaginosas), barra de proteína, frutas secas ou oleaginosas.

Mas, se preferir comer fora de casa, dê preferência a refeições leves (sem frituras e condimentos, por exemplo) feitos na hora. Quanto à higiene do estabelecimento, se possível observe esse aspecto, pois podem causar um carnaval à parte à saúde. 

Hidratação e bebida alcoólica

Beba líquido durante o carnaval. É preciso hidratar-se bem para manter a vitalidade, evitar desidratação e ressaca. Você pode optar por água mineral, água de coco ou suco de frutas. Caso o objetivo seja não sair do cuidado do seu emagrecimentoconsumir bebidas alcoólicas com moderação é um fator de que pode ajudar bastante, afinal, somam calorias importantes e retêm líquido.

Reforçando: o consumo de bebidas alcoólicas nunca deve ser com o estômago vazio. Para isso, intercale os seus drinks com água e lanches.

Depois da folia

Ao final das festas, o consumo do chá de boldo auxilia o trabalho do fígado. Você pode beber ele gelado com sumo de limão. O limão é bem-vindo por ser rico em vitamina C, um antioxidante que ajuda a combater os “males” causados pela folia além de fortalecer o sistema imunológico que fica mais debilitado pelos dias fora da rotina. Outras fontes de vitamina C: acerola, laranja, kiwi, manga. Também é indicado comer castanha do Pará diariamente, por ser rica em selênio, outro ótimo antioxidante. Uma unidade já seria suficiente, pela alta concentração do mineral.

Nos dias seguintes à festa, procure descansar, recuperar as suas horas de sono e retomar a sua alimentação habitual. NADA DE RESTRIÇÕES SEVERAS! Apenas volte aos poucos para sua alimentação saudável e atividade física. HIDRATE-SE!

Então, depois de todas essas dicas, espero que o seu carnaval esteja garantido em termos de nutrição. Vai lá, aproveita e evite aglomerações!

Beijos da nutri

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..