Tapioca ou pão. Qual engorda mais?

11/01/2022 21:32 - Giovana Montemor
Por redação
Image

Uma das disputas mais acirradas e uma das frases que mais escuto no consultório: nutri, parei de comer pão no café da manhã, agora só como a tapioca. 

Mas, será mesmo que pão engorda mais que a tapioca?

Calorias da tapioca e do pão

A tapioca tem cerca de 70-80 Kcal  em duas colheres de sopa da farinha - aproximadamente 30g. Um pão francês pequeno - aproximadamente 50g, tem em torno de 120 calorias. Agora me diga, quem é que faz tapioca com 2 colheres sopa de farinha? Geralmente as pessoas “derramam o saco” na frigideira e, portanto, elas não têm ideia do número de colheres. 

Tapioca é bom para emagrecer?

Tapioca é uma FARINHA REFINADA derivada da mandioca. Durante o processo de refinamento perde os nutrientes (fibras) e tem seu índice glicêmico elevado (maior que o pão francês). Não precisa abominar a coitada e excluir da alimentação mas tenha consciência das quantidades que cabem no SEU plano alimentar. Além de que, não é necessário, nem a salvação do emagrecimento substituir o pão integral por tapioca, porque a musa fitness ou a vizinha que emagreceu está comendo todos os dias. Comparando com o pão francês, dá na mesma. Comparando com o pão integral, a tapioca só sobressai quanto aos conservantes e aditivos que ALGUMAS marcas de pão têm – neste caso, basta ler os rótulos ou optar pelos caseiros. 

Ah, mas tapioca não tem glúten! E daí? Você por acaso é celíaco ou tem sensibilidade? Caso você tenha sensibilidade, talvez retirar o glúten até faça alguma diferença no seu peso, mas para saber isso é preciso antes avaliar com um profissional capacitado os exames complementares adequados. Se você quiser usar a tapioca estrategicamente como pré-treino para ter energia para o exercício, até vai, embora o pão francês também serviria muito bem, e diga-se de passagem.

Fala nutri, é melhor comer tapioca ou pão?

Se você gosta de comer pão no café da manhã, coma pão! Não precisa comer o que a modinha dita, coma o que te apetece e o que te agrada. Se você gosta da tapioca, coma a tapioca. Ambos engordam? Não mas ambos depende da quantidade que você está comendo e do recheio que você utiliza (deverá ser algo menos calórico e que te deixará mais saciado).

Por fim, não existe um alimento melhor ou pior. Não é a salada que te emagrece nem o pão ou tapioca que te engordam e sim o contexto do seu dia! Por isso, procure um profissional nutricionista para que te ajude a seguir a dieta mais adequa a você!

Gostou desse post? Compartilhe com alguém!

Beijos da nutri

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..