Os chás EMAGRECEM?

08/02/2022 19:50 - Giovana Montemor
Por redação
Image

Não é difícil encontrar em lojas de produtos naturais ou mesmo supermercados chás emagrecedores de várias marcas. A promessa é que eles ajudam a eliminar os quilos a mais. Será?

Não!

O processo de emagrecimento é bastante complexo, particular e multifatorial. 

Existem chás recomendados para quem quer emagrecer, como os que melhoram a diurese (volume de urina) e os que agem como termogênicos (produção de mais energia). Porém, nenhum deles é milagroso promovendo o emagrecimento (perda de peso). A perda de peso ocorre com o déficit calórico na dieta (ingerir menos calorias do que o corpo gasta). Por isso a importância de buscar pelo profissional nutricionista – único habilitado para prescrever dieta.

A ideia das transformações fantásticas que os chás proporcionam foi criada com uma motivação. Os pacientes em geral relatam que desincham após começarem a consumir chás. Quando eu analiso melhor o paciente, acabo percebendo que o consumo de água dessas pessoas não era satisfatório. O fato da ingestão de chá aumentar, melhora a diurese, o que não está necessariamente relacionado à perda de gordura. Notem que beber água regularmente auxilia na diminuição do inchaço tanto quanto os chás, então é possível escolher a opção que agrada a cada um.

Nesta semana, uma enfermeira morreu após ser diagnosticada com hepatite fulminante após o uso de um composto de ervas para emagrecer – a maioria hepatotóxica. E tudo isso por causa de uma medicação que poderia ter sido evitada, um falso remédio emagrecedor, uma falsa ilusão de que é natural e não tem problema. A prescrição de chás que auxiliam no emagrecimento deve ser cautelosa e responsável!

Ninguém é emagrecido tomando uma cápsula, um chá, um suco detox ou usando uma cinta. Você emagrece trilhando novos caminhos, com auxilio de uma equipe multidisciplinar. Desconfiem do fácil, desconfiem do que te promete trazer resultado sem sua dedicação. Isso é improvável, principalmente quando se trata de saúde.

Gostou desse conteúdo? Compartilha com alguém!

Beijos da nutri

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..