Fiz o autoteste – que no Brasil ainda não tem – e descobri que estava com Covid

05/02/2022 10:51 - Blog do Celio Gomes
Por redação
Image

Com dois anos de pandemia, a Anvisa autorizou a venda e o uso de autotestes para detectar Covid no país. Especialistas não têm dúvida quanto à relevância da testagem em massa no enfrentamento da doença. Mesmo para quem não está com sintoma de coisa nenhuma, testar elimina a dúvida sobre o contaminado assintomático. Se der positivo, recomenda-se o isolamento, para não contaminar mais gente por aí afora, e o tratamento imediato da doença. Deve-se também avisar as pessoas com quem o infectado se encontrou nos últimos dias.

Para manter o padrão do governo Bolsonaro, o Ministério da Saúde foi, também nesse caso da testagem, de uma negligência criminosa. Nada fez para aumentar ao máximo esse procedimento, dado como ação estratégica por autoridades médicas. Após a aprovação, a Anvisa recebeu 30 pedidos de registros de empresas interessadas em fornecer o produto. A papelada está sob análise da burocracia. 

Nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido e outros países da Europa, o autoteste é usado como forma de reforçar a prevenção. O governo da Inglaterra talvez seja o que mais investe nessa medida. Todo mundo recebe o autoteste de graça do sistema público de saúde. A população britânica pode pegar caixas, com sete testes cada, em farmácias, bibliotecas, centros comunitários e escolas. Para quem tem sintomas, é possível também fazer o pedido pela internet e receber em casa, no dia seguinte, igualmente sem custos.

Há umas duas semanas, tive sintomas leves, parecidos com o de uma gripe. Já tomei as três doses da vacina. Decidi tirar a prova aplicando o exame em mim mesmo. No fim do ano passado, sem sair de Maceió, o destino me trouxe caixas de autotestes de Covid-19 diretamente de Londres. Cientificamente reconhecido com mais de 85% de acerto no resultado, o produto confirmou o diagnóstico: eu estava contaminado.

A coleta de material para o exame é feita no nariz, girando uma haste, no mínimo cinco vezes, em dois sentidos, em cada narina. Depois deposita o coletado numa solução líquida. O resultado completo sai em até 30 minutos. Ao testar positivo, cumpri rigidamente os procedimentos recomendados pelas autoridades de saúde. Um novo teste já revelou que, após a quarentena, estou sem o vírus.

Não sei se meu procedimento fere alguma regra do ordenamento jurídico brasileiro, uma vez que recorri a um autoteste de outro país, cuja fabricação ainda não tem autorização no Brasil. Provavelmente sim, afinal somente agora, reitero, a Agência Nacional analisa os pedidos de fabricantes. Com minha iniciativa, espero não ser indiciado por algum eventual delito, tipo contrabando de autoteste contra a Covid-19. Pelo menos, suponho não ter contaminado ninguém.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..