'Por que vocês precisam buscar uma referência nos Estados Unidos? O Brasil tem Lélia Gonzales."- afirmou Angela Davis, ícone do feminismo negro norte-americano, que hoje completa 78 anos.

26/01/2022 20:24 - Raízes da África
Por redação
Image

Essa ativista conheceu, a americana, Angela Davis em um tempo distante registrado em fotos e conversas atropeladas pela comunicação  entre  língus estrangeiras.

Uma das mais reconhecidas militantes da luta contra o racismo em todo o mundo. Personagem icônica, extremamente cortejada e homenageada por todo mundo,  e claro que essa ativista quis conhecê-la, e o fato se deu, em Brasília.

Impossível não festejar e honrar a trajetória de luta da americana, que feito combustível nos incita, principalmente como mulheres pretas,  a caminhar, seguir adiante. E para caminhar é sempre importante ter uma referência positiva.

Angela Davis é referência máxima de luta antirracista e feminista nos EUA, ex- Pantera Negra e com um currículo fenomenal, invejável e hoje nos seus 78 anos de idade, além da menção ao seu poder de construção, essa ativista ressalta a importância  do discurso da filósofa, em outubro de 2019, em São Paulo,  ao dizer que para quebrarmos as estruturas das disputas de poder, precisamos reconhecer, valorizar  as lutas internas, das nossas iguais, mulheres, ativistas brasileiras, como  Lelia Gonzales.

- É  incoerente que Lélia Gonzalez não seja lida e valorizada o tanto quanto se deve em escolas e universidades nacionaisEu aprendo mais com Lélia Gonzalez do que vocês comigo- afirmou  Angela Davis, ícone do feminismo negro norte-americano, que hoje completa 78 anos.

Lélia Gonzales foi ativista, professora, filósofa e antropóloga, além de ser um verdadeiro marco do feminismo e ao movimento negros brasileiros.

E a frase “uma sobe e puxa a outra”, síntese do feminismo negro, fez todo sentido.

Parabéns, Angela Davis!

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..