“Invasão” do litoral atesta a forte retomada do turismo em Alagoas

25/01/2022 08:32 - Blog do Celio Gomes
Por redação
Image

Litoral norte de Alagoas. O retratista e o casal estão no mirante da praia de Carro Quebrado, Ilha da Croa, município de Barra de Santo Antônio. Aqui bem perto de Maceió. Estão presos por cabos de aço. A estrutura de madeira foi erguida sobre o precipício, na ponta do morro que desliza em paredão até a areia. É uma região de falésias. Praticamente impossível escapar do superlativo diante do cenário. Como se dizia antigamente, é coisa de cinema. Viajante... Andando sem rumo por essas bandas, vi de perto que o turismo voltou com tudo após o colapso decorrente da pandemia de Covid.

Aqui, nesse pedaço de natureza indescritível, estamos numa propriedade particular. Pois é. Para ter acesso de carro, a facada é de no mínimo 15 reais. Preços variam de acordo com o tamanho do veículo. Para escalar o elevado de madeira que flutua sobre o nada, paga-se mais um trocado. Durante o tempo em que fiquei no mirante, a Polícia Militar marcava presença, com uma viatura e quatro policiais. Parece haver um entrosamento sem ruídos entre público e privado. Mas esse é outro assunto.

Turismo. Economia. Emprego. É inegável que os negócios estão em ritmo de altíssima temporada – a julgar pelo que se vê em diferentes cidades. Tem agitação pra todo lado, à beira-mar com o sol, nos bares com a noite. As pousadas e os hotéis estão com ocupação dos melhores tempos. Funcionários de diferentes estabelecimentos confirmam a intensa retomada do segmento. 

E mesmo com a badalação internacional de São Miguel dos Milagres, é possível falar em praia deserta. Aliás, deveria escrever no plural. São quilômetros de areia, e não se vê quase ninguém. O acesso não muito fácil explica, em parte, por que a fama não degenerou em turismo predatório. Existem, claro, os points disputadíssimos, coisa sempre problemática. 

De Paripueira a Maragogi, passando por Passo de Camaragibe e Porto de Pedras, além dos cantos já citados, o vai e vem da turistada impressiona. Falo de lugares por onde acabei de andar. Com aquele cenário na cabeça, lembrei que a exploração sustentável do turismo é desafio gigante para todos, em especial para gestores públicos.

Minha impressão é que esse pedaço do litoral norte parece viver uma transformação mais profunda, sem precedente. Mas isso também já seria outro assunto.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..