Coletivo Cultural Quilombo de Saias e Luta inicia construção da sede própria, no Quilombo Lagoa do Algodão, Alagoas.

09/01/2022 08:41 - Raízes da África
Por redação
Image

O Coletivo Cultural Quilombo de Saias e Lutas é composto por mulheres quilombolas da Comunidade Remanescente Quilombola Lagoa do Algodão, localizada no município de Carneiros, Alagoas.

A criação do Coletivo foi uma forma assertiva que as mulheres pensaram para criar espaços de empoderamento, pertencimento na valorização do ser e do território.

O Coletivo Cultural Quilombo de Saias e Luta desafia a geografia do racismo estrutural para que  a identidade das pretas não seja engolida, agregando, a isso, os  saberes ancestrais..

Oficialmente, o Coletivo começou a tomar forma , no 26 de agosto de 2021, portanto no ano passado, quando essa ativista, coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas,  ao lado de Nelma Nunes estiveram na primeira visita à comunidade.

São exatos 5 meses, e como as coisas mudaram, criaram corpo, deram as meninas do Coletivo a determinação e força de enxergar a imensidão e a riqueza da nossa história, que sofre constante apagamentos.

O Coletivo Cultural Quilombo de Saias está sob a presidência de Kelly Damasceno, que ao lado da Andressa,Vanessa, Cilene e Lucimar, estão transformando ação em  revolução. 

A revolução de enxergar que caminhos se controem, quando decidimos dar o primeiro passo, apesar de todos os riscos.

Revolucionar é articular possibilidades e essas mulheres pretas tem coragem de sobra.

Só são 5 meses, e de lá para cá, muita coisa mudou, e o mais importante o sonho sonhado está se tornando realidade. O Coletivo Cultural Quilombo de Saias e Luta terá uma sede própria, construída  a partir de esforços coletivos..

A revolução das pretas está a todo vapor.

Essa ativista, como madrinha, é só orgulho

Salve Quilombo!

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..