PF faz operação contra grupo que pode ter desviado quase R$ 2 milhões do programa de Agricultura Familiar no Sertão

02/12/2021 07:51 - Justiça
Por Redação*
Image

Nesta quinta-feira (02), a Polícia Federal (PF) de Alagoas deflagrou uma operação para investigar crimes contra o Sistema Financeiro Nacional praticados na região do município de Delmiro Gouveia, no Sertão do estado, e em localidades próximas.

De acordo com a PF, um grupo estava operando com a simulação de contratos de promessa de compra e venda para sugerir titularidade de uma propriedade rural para conseguir o financiamento bancário. Esse pedido de financiamento era feito através do  Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

Durante a investigação, os agentes da PF conseguiram identificar que, após a liberação dos recursos, o grupo destinava o dinheiro para diversas finalidades do programa, sendo que em grande parte dos casos investigados o dinheiro circulava entre os membros da própria associação criminosa ou eram transferidos para terceiros, que aparentemente não tinham qualquer atividade profissional que justificassem as transferências.

A Operação, denominada de Pasto de Papel, teve apoio do Banco do Brasil, instituição bancária que opera a concessão dos financiamentos relacionados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

Aproximadamente 50 Policiais Federais foram mobilizados para dar cumprimento a 10 mandados de Busca e Apreensão, expedidos pelo juízo da 11° Vara Federal de Alagoas, Subseção de Santana de Ipanema.

A PF afirmou que o grupo pode ter desviado aproximadamente 1,5 milhões de reais. Os documentos apreendidos serão juntados ao inquérito policial instaurado na polícia e que está em andamento.

*Com informações da Polícia Federal. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..