O motorista que ouve a Jovem Pan! E Bolsonaro ameaça acabar com a TV Globo

23/11/2021 18:07 - Blog do Celio Gomes
Por redação
Image

Entro no carro e, antes de ouvir a voz do motorista, quem fala primeiro ao desavisado passageiro são os comentaristas do Morning Show. Para quem não sabe, Morning Show é um programa da Rádio Jovem Pan que debate os assuntos da hora. Dito assim, até parece algo inofensivo. Sediada em São Paulo, a emissora é mais bolsonarista que o próprio Bolsonaro. O governismo, a adesão incondicional e o servilismo fabricam uma realidade paralela. 

O velho rádio, quem diria, voltou com tudo nos últimos anos (mas não vou esticar esse ponto, é outro assunto). Quero ressaltar o seguinte: se você entra num táxi, ou num carro de aplicativo, ou em qualquer meio de transporte, e o motorista está sintonizado na Jovem Pan-SP, pode cravar: é bolsonarista. As ondas sonoras da radio embalam as esquinas e a fina flor da “nova direita”. 

Essa audiência, que por acaso atesto diretamente nas ruas de Maceió, ostenta uma convicção de princípios. Um motorista diz que “acompanha” a política com atenção, mas “a confiança é zero” nas promessas. Outro vai logo reproduzindo a lenda sobre o maldito “financiamento petista a ditaduras comunistas...”. Jesus de Belém! Olho no trânsito, pensando no compromisso de trabalho a seguir, arredio a confusões, prefiro adiar o debate.

O governo e os meios de comunicação. O poder e a imprensa. É uma relação historicamente turbulenta. O golpe de 1964 mostrou que não existe chance de acordo entre uso da força e democracia. Os donos da imprensa acreditaram nessa falácia e entraram com tudo no apoio aos militares. Não demorou para que os empresários amigos dos generais vissem suas redações amordaçadas.

Nesse campo minado, Bolsonaro voltou a insinuar que pode vetar a renovação da concessão da Globo em 2022. Tirar o sinal do ar. Acabar com a emissora. É uma loucura. Ele sabe que não tem esse poder – algo assim teria de ser aprovado pelo Congresso. É uma decisão técnica, mas o sujeito avisou: “A Globo tem um encontro comigo no ano que vem. Encontro com a verdade...”. 

O atual inquilino do Planalto mantém relações obscuras com a Record (de Edir Macedo) e com o SBT (de Silvio Santos). As duas redes bajulam o mandatário de acordo os repasses milionários em campanhas publicitárias. O ministro das Comunicações, Fabio Faria, é genro do apresentador, o homem do baú. Tudo em casa, entre amigos. Um clássico. Ou, em outras palavras, a “nova política”.

Para o presidente, modelo de jornalismo é a Jovem Pan. Exatamente por isso lá estão Augusto Nunes e Alexandre Garcia, os dois medalhões mais alucinados da paróquia. Há outros, em diferentes veículos, cada qual com algum estilo, mas iguais num ponto: a expressão de um fanatismo em duas vias, a do ódio a Lula e a do amor desmedido a Bolsonaro. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..