Giovana Montemor
Giovana Montemor

Comer OVOS faz bem para saúde!

Giovana Montemor|

Me deparo todos os dias com diversos mitos sobre alimentação e um deles é quando o assunto é o ovo. As pessoas ainda têm dúvidas e inseguranças, por isso é bastante frequente a pergunta no consultório: “afinal, posso comer ovo todo dia?”. Hoje eu quero deixar as pessoas felizes com a notícia: pode sim. O ovo está absolvido! Comer ovos faz bem para a saúde!

Nutrientes presentes nos ovos

O ovo é composto por ácidos graxos saturados e insaturados, 20 aminoácidos, 14 minerais, 12 vitaminas e carotenóides.

Dentre as vitaminas, minerais e antioxidantes merecem destaque:

As vitaminas B12, ácido fólico, A, D, E, K;

As proteínas (apenas um ovo fornece 20% das proteínas que necessitamos diariamente);

Os antioxidantes (o ovo é rico nos carotenóides luteína e zeaxantina).

Benefícios dos ovos para a saúde

Considerando sua composição, diversos estudos evidenciaram que o ovo tem os seguintes benefícios:

Ação anti-inflamatória (capaz de diminuir a proteína C reativa);

Auxilia no emagrecimento (aumenta o hormônio adiponectina, responsável pela queima de gordura além de gerar mais saciedade);

Aumento do HDL (colesterol “bom”);

Diminui os níveis de insulina (previne diabetes);

Diminui a incidência de doenças cardiovasculares (controla o perfil lipídico);

Melhora a visão e previne contra doenças oftálmicas degenerativas.

Uma sugestão é comprar o ovo caipira, pois ele chega a ter de 10 a 20 vezes mais ômega 3 que o ovo de granja.

Como incluir ovos na alimentação

Podemos consumir os ovos de várias maneiras, ele é muito versátil. Inclua no café da manhã como uma boa fonte de proteína para iniciar o dia, no almoço sendo uma proteína de fácil preparo, no lanche da tarde em alguma receita de bolo saudável ou panqueca ou no jantar para gerar mais saciedade. Ele pode ser cozido, frito, mexido (com vários ingredientes para dar sabores diversificados), omelete, pochê, entre outras formas e receitas com ovos.

Consuma o ovo por completo. Não deixe de comer a gema, pois nela estão muitos nutrientes valiosos, como a colina, importante para o aumento de massa muscular e para a cognição. 

Como armazenar os ovos na geladeira

Uma dica importante: busque guardar seus ovos dentro da geladeira em algum potinho e não naquele local da porta. O movimento de abrir e fechar a porta pode provocar rachaduras no ovo, aumentando a probabilidade de contaminação por bactérias. Não consuma ovo cru!

O ovo e aumento do colesterol

Surpreso com tantos benefícios? Você pode estar pensando: “porque falavam tão mal deste alimento por tanto tempo?”. O poder que a indústria alimentícia tem de influenciar o consumo de alimentos ultraprocessados fez com que o ovo fosse “apedrejado”, levando a má fama de ser um alimento que aumenta o colesterol. Porém, essa hipótese já foi descartada através de vários estudos de grande impacto e bem controlados. 

 IMPORTANTE: procure um nutricionista para saber a quantidade ideal de ovos para você consumir ao longo do dia!

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Beijos da nutri

SOBRE O AUTOR

Nutricionista Clínica, Estética e Esportiva. Mestre em Nutrição Humana.

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