Entenda como o EMAGRECIMENTO acontece!

02/11/2021 15:40 - Giovana Montemor
Por redação
Image

Pode parecer exagero, mas alguns pacientes chegam a remarcar a consulta porque tem medo de encarar a pesagem, só de pensar que o resultado pode não ter sido satisfatório. Isso tudo por que eles não entendem como o emagrecimento acontece! Para muitos, encarar a balança é um verdadeiro desafio, para outros, é quase um trauma! 

Mas sejamos honestos: se você está conseguindo executar na maior parte do tempo o seu plano alimentar, não há o que temer. Mesmo que o “ponteiro” ainda não marque exatamente o número que você deseja, você está no caminho certo, e é isso que importa, o resto é consequência!

 

Ao subir na balança

Se, ao subir na balança, você comprovar que emagreceu, se sentirá recompensado por todos os seus esforços e ainda mais motivado a continuar. Mas se, ao contrário, constatar que não alcançou o resultado esperado, você precisa ser franco consigo mesmo. Pergunte-se:

  • Estou mesmo cuidando da minha alimentação?
  • Estou mesmo trabalhando na melhorar meu comportamento?
  • Sinto que estou verdadeiramente comprometido com o meu objetivo?
  • Minhas metas são realistas? Ou seja, as minhas expectativas de emagrecimento estão alinhadas com a realidade?
  • É possível emagrecer o que eu espero no período de tempo que estou me impondo?

Lembre-se: não existe meta impossível, apenas prazo mal colocado. É importante colocarmos prazos, porém eles precisam ser realistas e também precisam ter flexibilidade na vida do paciente.

 

Sentimentos e pensamentos após a pesagem

Quando o número na balança não é o almejado, é preciso muito cuidado para que isso não se transforme em desmotivação. Você poderá se sentir triste, chateado e sem esperanças, mas se você permanecer nessa programação mental negativa, isso poderá levá-lo a embarcar em um dia de “comilança” ou até mesmo desistir. 

Ou seja, você pode pensar: “Já que não consegui mesmo emagrecer, vou comer tudo o que eu quiser”. 

Se você manteve o peso ou engordou, procure deixar as emoções desagradáveis de lado e manter pensamentos positivos. Esse resultado pode ser apenas um indicativo de que talvez você esteja fazendo algo que precise ser corrigido.

Por outro lado, se você esteve realmente comprometido e mesmo assim manteve ou aumentou de peso, tenha em mente que o seu corpo pode estar passando por alterações fisiológicas, como retenção de líquido ou alteração hormonal – e isso não podemos controlar.

Nessas circunstâncias, a diferença de 1Kg ou mais é absolutamente normal. Mantenha a calma, continue cuidando da sua alimentação, e fique certo de que isso passará e você continuará emagrecendo.

 

Entenda o seu corpo 

Para ter uma noção melhor de como o seu peso e corpo funcionam, e assim acompanhar melhor o seu emagrecimento, você pode criar um gráfico. Avalie seu peso uma vez por semana, sempre no mesmo dia ao acordar, sem roupa, após urinar e antes de comer o café da manhã, e vá anotando seu peso.

Esse acompanhamento pode te ajudar a conhecer o seu próprio corpo e o impacto que certas situações ou decisões têm no seu peso. Ajudará também a conhecer como as alterações fisiológicas (aquelas que a gente não controla) afetam o seu peso.

Enfim, é importante usar a informação do peso para ir ajustando o seu plano alimentar e lapidando o seu comportamento.

 

Entenda o emagrecimento

Com um gráfico, você terá uma visão geral dos seus progressos. Mas atenção: você provavelmente não perderá peso toda a semana, e isso é normal.  Tenha paciência para seguir adiante.

Você verá também que a evolução do emagrecimento em um gráfico normalmente não é uma linha descendo - essa é a expectativa, e sim uma linha em zigue-zague descendo e subindo. O emagrecimento NUNCA será linear (linha reta)! Aceite isso! Você passará por altos e baixos e faz parte. Está tudo bem!

Lembre-se que o nosso corpo não é baseado em física, não é uma ciência exata; o nosso corpo é fisiológico, e tem muita coisa nele que a gente não controla; não é uma máquina em que se liga o botão ON Modo Emagrecimento. CURTA O PROCESSO!

E para finalizar com um ponto importante, se você é do tipo que se sente mais ansioso avaliando seu peso, então se pese apenas com o seu nutricionista na consulta de acompanhamento. Essa técnica pode não ser benéfica para todos! Porém, devo ressaltar que avaliar o peso é importante para que o nutricionista possa recalcular o déficit calórico e ajustar o planejamento alimentar para seu emagrecimento ter efetividade.

Gostou desse post? Deixe seu comentário! Beijos da nutri

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..