Raízes da África
Raízes da África

-Neguinho- disse o senador Renan Calheiros, ao prefeito de Carneiros, veja alguns projetos estruturais para que possamos investir no Quilombo Lagoa do Algodão.

Raízes da África|

A primeira vez que o senador Renan Calheiros teve conhecimento da existência do Quilombo Lagoa do Algodão, localizado no município de Carneiros, em Alagoas, foi, através dessa ativista preta, que, em uma conversa, cheia de argumentos, mostrou ao senador,a urgente necessidade de valorização do território desconhecido,socialmente.

Quando da inauguração do trecho de 13km da AL-497 , que liga o município de Carneiros a Santana do Ipanema, Renan tinha sido apresentado ao acampamento cigano , mas, não tinha conhecimento do  quilombo , da criação do Coletivo Quilombola Mulheres de Saias ( impulsionado pelo Instituto Raízes de Áfricas e FETIPAT) e as  muitas precariedades, que atrapalham o bem viver do povo preto.

Ouvinte atento Renan, depois da nossa partilha de informações ,lançou mão do celular e ligou para o prefeito de Carneiros.

-Neguinho foi muito bonita a visita ao acampamento cigano, mas, estou aqui com Arísia Barros e ela me falou sobre o Quilombo. Veja alguns projetos, para que possamos  investir, em prol do bem estar da  comunidade. Eu assumo esse  compromisso- sinalizou o senador.

Como ativista preta, vibramos com o posicionamento assertivo de Renan Calheiros,  e , já visitamos a comunidade duas vezes, buscando o  assentamento, o apanhando da história.

E é prazeroso saber que a roda, iniciada pelo Instituto Raízes de Áfricas, FETIPAT) se torna movimento coletivo de inserção.

Em recente visita à  SEMUDH, o prefeito Neguinho convidou à gestora e equipe para uma visita ao Quilombo.

Que legal!

 Quem sabe, ao pôr em prática toda expertise institucional a SEMUDH não estabelece  instrumentos eficazes e efetivos para requalificar, estruturalmente, o território insólito que é Lagoa.

E eu estou aqui fazendo figa para que todo esse  movimento de conversas e articulações políticas se faça vendaval de mudanças para o Quilombo Lagoa do Algodão, e toda nossa gente preta , que carece da real implementação de políticas públicas, como reza a cartilha da equidade social.

Força, aí, prefeito!

Obrigada, Renan !

 

SOBRE O AUTOR

Raizes da Africa

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados