Importância da VITAMINA D

05/10/2021 22:09 - Giovana Montemor
Por redação
Image

Você sabia que a vitamina D é muito mais que uma vitamina? Ela tem funções hormonais no nosso organismo, fortalece o sistema imunológico, os ossos, protege o coração, contribui para a força muscular e auxilia na perda de peso (como coadjuvante no processo). O melhor de tudo é que, na maioria dos casos, ela pode ser obtida de forma natural e gratuita através do sol! E, claro, através de alguns alimentos que são fonte de vitamina D.

Especialistas recomendam de 15 a 20 minutos de sol ao dia, com a maior parte possível do corpo exposta e sem aplicação de filtro solar. Desta forma, é possível atingir as 10.000 unidades internacionais (UI) de vitamina D (quantidade necessária e ideal por dia). 

Relação entre vitamina D e emagrecimento

A vitamina D está envolvida no importante aumento da produção de insulina, hormônio responsável pela quebra do açúcar no nosso organismo, com isso ela pode ajudar na prevenção e controle da diabetes e emagrecimento.

Vitamina D nos alimentos

Podemos encontrar a vitamina D em alguns alimentos, como: salmão, atum, ovo, cogumelos e carne bovina. Porém, estes não possuem a quantidade de que o organismo precisa. Por exemplo, 100 gramas de salmão representa apenas 6,85% das necessidades diárias.

Suplementação com vitamina D 

Caso seus exames apontem a deficiência da vitamina no seu organismo e você não consiga se comprometer em tomar sol todos os dias e ter uma alimentação com oferta suficiente, a suplementação pode ser a solução. A forma mais comum é em cápsulas!

A suplementação acontece de forma individualizada e normalmente a necessidade de suplementação com vitamina D é ainda maior em idosos, porque estes produzem quantidade menor da substância por questões metabólicas da idade. 

Repor a vitamina D é extremamente importante! Seja qual for a sua faixa etária, solicite sempre ao seu médico ou nutricionista esse exame e procure manter níveis acima sempre acima do valor de referência desejado! Cuide do seu corpo!

Gostou desse post? Deixe seu comentário!

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..