Giovana Montemor
Giovana Montemor

Importância da VITAMINA D

Giovana Montemor|

Você sabia que a vitamina D é muito mais que uma vitamina? Ela tem funções hormonais no nosso organismo, fortalece o sistema imunológico, os ossos, protege o coração, contribui para a força muscular e auxilia na perda de peso (como coadjuvante no processo). O melhor de tudo é que, na maioria dos casos, ela pode ser obtida de forma natural e gratuita através do sol! E, claro, através de alguns alimentos que são fonte de vitamina D.

Especialistas recomendam de 15 a 20 minutos de sol ao dia, com a maior parte possível do corpo exposta e sem aplicação de filtro solar. Desta forma, é possível atingir as 10.000 unidades internacionais (UI) de vitamina D (quantidade necessária e ideal por dia). 

Relação entre vitamina D e emagrecimento

A vitamina D está envolvida no importante aumento da produção de insulina, hormônio responsável pela quebra do açúcar no nosso organismo, com isso ela pode ajudar na prevenção e controle da diabetes e emagrecimento.

Vitamina D nos alimentos

Podemos encontrar a vitamina D em alguns alimentos, como: salmão, atum, ovo, cogumelos e carne bovina. Porém, estes não possuem a quantidade de que o organismo precisa. Por exemplo, 100 gramas de salmão representa apenas 6,85% das necessidades diárias.

Suplementação com vitamina D 

Caso seus exames apontem a deficiência da vitamina no seu organismo e você não consiga se comprometer em tomar sol todos os dias e ter uma alimentação com oferta suficiente, a suplementação pode ser a solução. A forma mais comum é em cápsulas!

A suplementação acontece de forma individualizada e normalmente a necessidade de suplementação com vitamina D é ainda maior em idosos, porque estes produzem quantidade menor da substância por questões metabólicas da idade. 

Repor a vitamina D é extremamente importante! Seja qual for a sua faixa etária, solicite sempre ao seu médico ou nutricionista esse exame e procure manter níveis acima sempre acima do valor de referência desejado! Cuide do seu corpo!

Gostou desse post? Deixe seu comentário!

 

SOBRE O AUTOR

Nutricionista Clínica, Estética e Esportiva. Mestre em Nutrição Humana.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados