A esquerda tem dificuldade em reconhecer o movimento negro como força política- afirma, o historiador e ativista, Douglas Belchior.

30/09/2021 23:20 - Raízes da África
Por redação
Image

Douglas Belchior é um historiador paulista e   coordenador da Coalizão Negra por Direitos , um ativista do movimento negro, faz tempo. Um homem buliçoso na sua essência de reinventar caminhos pretos, mas, por conta dos hiatos, sem pontes, das dinâmicas partidárias  , o ativista decidiu desfiliar-se do PSOL,depois de 16 anos.

E Douglas fala sobre  o motivo de sua desfiliação:.

“Os movimentos de esquerda estão alheios às reais pautas do povo negro. Ignoram, por exemplo, a resistência do povo africano escravizado durante todo o período colonial e também democrática. É como se a luta política negra não contasse, não fosse considerada. Só vale o que a branquitude organiza".

É evidente que pesa ,em minha tomada de decisão, toda  violência política, a prática do boicote, do apagamento, do silenciamento, da desqualificação e do racismo institucional que sofri nesses anos-reafirma. 

Fala, ainda, sobre a dificuldade do partido em investir e fortalecer  candidaturas negras, organicamente aliadas aos movimentos negros, entre outros modelos.

O Movimento Negro se fortalece a cada dia e hoje qualquer formulação, iniciativa ou atuação política que se queira honestamente comprometida com o povo brasileiro, deve, por obrigação, observar, respeitar e considerar a elaboração e o acúmulo histórico da resistência negra organizada”, finaliza Belchior..

Essa ativista preta das Alagoas de Palmares deseja boa sorte, ao companheiro, Douglas Belchior e que surjam novos e grandiosos. voos.

O racismo estrutural não é coisa só de direita.

 

Leia a carta de desfiliação de Douglas Belchior: https://uneafrobrasil.org/nota-de-saida-do-psol/

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..