Giovana Montemor
Giovana Montemor

Comer devagar e EMAGRECIMENTO

Giovana Montemor|

O assunto desse post é muito precioso: o quanto comer devagar é importante para emagrecer. Eu sei que ele pode parecer bastante óbvio e que parece papo chato de nutricionista. Mas veja, a principal razão pelo qual comer devagar é importante é que, desta forma, você come conscientemente, vive a experiência, sente a satisfação, e num determinado e correto momento percebe que está satisfeito. 

Fazer refeições muito rápidas é um hábito de muitas pessoas que têm problemas com o peso. Isso porque o nosso cérebro leva em torno de 20 minutos para reconhecer que o estômago está cheio e nos dá a sensação de saciedade. É nesse tempo que o hormônio da saciedade (leptina) leva para ser produzido e avisar o cérebro. Quando se come rápido, normalmente se come mais do que o necessário até que seja liberado a leptina e termina-se a refeição muito estufado, com dor no estômago gerando desconforto e irresponsabilidade com seu órgão tão importante.

Por isso a importância de comer devagar para emagrecer. Pode ser que, no início, você precise policiar a si mesmo, e isso é normal. Mas, com o tempo, este será mais um bom hábito que você incorporará à sua rotina!

Estratégias para comer devagar

Você pode, contudo, fazer uso de algumas “artimanhas” para ajudá-lo nesta tarefa. Uma estratégia para lembrar de comer devagar é acionar um alarme ou cronômetro que o faça lembrar de descansar os talheres e esperar pelo menos dez segundos antes de pegá-los novamente. Além disso, é importante prestar atenção nos sinais do seu corpo para começar a perceber quando está satisfeito e também anotar a duração da refeição. O ideal é que, a cada nova refeição ou com o passar dos dias, o tempo dedicado à refeição se prolongue um pouco mais.

Manter a concentração no momento de alimentar-se é fundamental. Para isso, você também pode abusar de alguns “truques”. É essencial que você esteja em um ambiente tranquilo e principalmente sem a distração do celular e da televisão.

Então, treine o máximo possível as suas habilidades de comer devagar e prestar atenção nos alimentos e, assim, treine-se para comer com atenção, apesar de qualquer distração que possa surgir. Quando você se pegar distraído, não se culpe ou se julgue incapaz, apenas retome a atenção ao comer.

Pensamentos sabotadores

Assim como em todas as etapas do seu planejamento para emagrecer, podem surgir pensamentos sabotadores. Você pode pensar que precisa se apressar por algum motivo, ou que é do seu feitio comer rápido ou, ainda, que não tem tempo para comer devagar ou que isso não é tão importante assim. Nestes casos, lembre-se de questionar esses pensamentos. 

Responda a esses pensamentos determinando que você precisa deste tempo para se alimentar, que comer depressa fará com que você coma mais e ganhe peso novamente - ou até mais - e que, de fato, você terá que reorganizar a sua rotina, se necessário, para encontrar o tempo que é preciso para alcançar suas metas. O mínimo de qualidade de vida que você pode se proporcionar é tempo para comer e, já que comer é tão gostoso, vamos aproveitar o momento, não mesmo?

Uma dica: comece suas refeições pela salada pois dessa forma quando seu cérebro emitir o sinal de saciedade será na refeição principal e a probabilidade de você comer em menor quantidade, será maior!

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Beijos da nutri

SOBRE O AUTOR

Nutricionista Clínica, Estética e Esportiva. Mestre em Nutrição Humana.

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