Arapiraca: Tereza Nelma participa da inauguração Centro de Educação Especializada; deputada investiu R$1,6 milhão

27/09/2021 17:58 - Política
Por Assessoria
Image

A Deputada Federal Tereza Nelma participa, nesta terça-feira, às 9 horas, no município de Arapiraca da solenidade de inauguração do Centro de Educação Especializada Pestalozzi (CAEEP). Tereza Nelma investiu R$ 1,6 milhão. A unidade vai ofertar o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para criança, jovens e adultos, assim como para o Programa Jovem Aprendiz oferecendo aprendizagem profissional entre outros cursos também voltados para as famílias.

O CAEEP também vai, em parceria com o município, funcionar como anexo das Escolas do município para o Educação de Jovens e Adultos (EJA) no turno da manhã já que as escolas só oferecem o EJA noturno. A estrutura conta com 8 salas de aula, 1 sala multidisciplinar, sala dos professores, sala de higienização, os banheiros e a secretaria.

A deputada Tereza  Nelma é reconhecida pelo trabalho que desenvolve há mais de 38 anos com as pessoas com deficiência e ressalta que a proposta do Centro é  promover a inclusão, fazer com que eles desenvolvam habilidades para que possam viver felizes em sociedade e adquirir sua independência. “É um trabalho que impacta fortemente na vida dessas famílias. Eu acredito em um mundo onde cabe todos nós e por isso sempre ressalto a importância de cuidar das pessoas, das famílias, oferecer estrutura para que todos e todas tenham acesso à educação de qualidade, ao desenvolvimento e que possam crescer, viver com dignidade”, destacou Tereza.

De acordo com a coordenadora do Caeep, Jose Miranda, serão atendidas, incialmente, 105 crianças, podendo chegar até 150. Além disso, o CAEEP fará um trabalho de orientação e formação profissional dos professores de Arapiraca e outros municípios interessados no que se refere à relação ao atendimento das pessoas com deficiência intelectual, autismo, síndromes e encefalopatias.

“Nosso público em geral são pessoas com deficiência intelectual grave. Viver trancado não vai ajudar em nada esse aluno. Com o trabalho que desenvolvemos já temos alunos que hoje vive de forma diferente, participam de atividades e eventos sociais. Nosso trabalho vai além da Educação, queremos preparar esses alunos para a vida assim como a família que também é inserida em todo processo”, destacou.

O recurso também foi utilizado para ampliação do Centro  Especializado em Reabilitação Física Luiz Felipe Alves que atenderá cerca de 650 pessoas por mês, entre crianças e adolescentes, com alguma deficiência intelectual que moram nos 46 municípios da macrorregião.

De acordo com a assistente social, Rosângela Ferro, essa nova estrutura vai melhorar as condições de trabalho. “ A recepção, que cabia 40 pessoas, agora vai comportar mais de 100 pessoas, além disso serão ampliadas as salas dos atendimentos de pisicologia, terapias, fonoaudiologia, melhorando muito a qualidades das terapias individuais e coletivas. Também ganha o setor administrativo que agora terá a sua sala podendo produzir melhor”, destacou a Assistente Social.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..