Ministério da Saúde concluiu nesta quarta-feira, dia 15, envio de vacinas destinadas à população adulta de Alagoas e de todo o Brasil. A partir de agora, a nova etapa da Campanha de Vacinação terá o envio de vacinas para a dose de reforço e redução do intervalo entre as doses.
No total, segundo dados do MS, 158 milhões de brasileiros acima de 18 anos, já tomaram a primeira dose. O último lote com 1,1 milhão de doses da Pfizer/BioNTech, que fará o País alcançar essa importante meta, foi distribuído nesta quarta.
Com esta distribuição, o Brasil chega a mais de 265 milhões de doses enviadas às unidades federativas. A nova remessa com 18.720 doses da vacina Pfizer, destinada à prevenção da Covid-19 em Alagoas desembarcou às 14h35 no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.
Conforme dados divulgados nesta terça-feira, dia 14, pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), 2.882.005 doses das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em Alagoas. São 1.929.639 pessoas vacinadas com a primeira dose e 952.366 já imunizadas com a segunda dose ou dose única.
Alagoas recebeu, do Ministério da Saúde, 3.839.336 doses das vacinas – CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen –, e distribuiu 3.222.464 doses de vacinas para os 102 municípios.
Desde o início da Campanha Estadual de Vacinação em Alagoas, em 19 de janeiro deste ano, foram aplicadas 824.179 doses da CoronaVac, 1.302.310 da AstraZeneca, 700.625 do imunizante Pfizer e 54.891 da vacina Janssen.
A assessoria de Comunicação do MS destaca que todas as decisões e estratégias referentes à campanha, inclusive as doses que devem ser utilizadas como dose 1 e dose 2, foram pactuadas entre representantes da União, estados e municípios. Portanto, é essencial que os gestores locais sigam as orientações definidas pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), para que a vacinação avance conforme o planejado e para que não falte doses para concluir o esquema vacinal de toda a população brasileira.
Próximos passos
Finalizada esta etapa, a partir de agora, será possível seguir com os próximos passos da campanha de vacinação. O Ministério da Saúde começa a enviar vacinas para imunizar adolescentes, entre 12 e 17 anos, com comorbidades.
Além disso, a pasta também começa o envio das doses para o reforço entre os grupos prioritários, preferencialmente com a vacina da Pfizer. O reforço para idosos acima de 70 anos deve ocorrer seis meses após a segunda dose ou a dose única e as pessoas imunossuprimidas devem respeitar o intervalo de 28 dias após a segunda dose ou dose única. A redução do intervalo da Pfizer, de 12 para 8 semanas, também está previsto a partir de agora.
*Com assessoria