Giovana Montemor
Giovana Montemor

Dificuldade para EMAGRECER

Giovana Montemor|

Quem já entrou no ciclo vicioso de começar uma dieta, desistir, comer descontroladamente, iniciar novamente uma nova a dieta e assim sucessivamente num efeito sanfona

Com certeza isso faz você se sentir incapaz, com muita dificuldade para emagrecer e a pensar que nunca conseguirá!

Porque você sente dificuldade para emagrecer

Duvidar de si mesmo, nestes casos, é bastante comum, mas pode ter se tornado uma crença limitante. Começam a vir na mente pensamentos como: “Vou comer, afinal, nunca consigo emagrecer”, “Isto não vai durar mesmo”, “Perco e ganho. Não sou capaz”, entre outros. Por ter tido experiências negativas no passado, você pode achar que desta vez não será diferente. Na verdade, o que aconteceu é que por você ter sempre feito “dieta” e nunca ter trabalhado de fato o seu comportamento alimentar e a sua relação com a comida, contribuiu para que você se sentisse incapaz de emagrecer todas as vezes que tentou.

Sendo assim, com a reeducação alimentar é bem diferente. Através dela usamos técnicas como: trabalhar a sua mente, a relação com a comida e o comportamento alimentar. Você não estará fazendo uma “dieta” e sim aprendendo a ter uma relação saudável, prazerosa, cumplice e leve com a comida. Assim, os progressos que você conquistar não serão “acasos do destino” ou temporários, e sim fruto do seu trabalho para mudanças de comportamentos - que normalmente levam tempo - e que são muito mais profundas, duradouras e eficazes do que fazer uma “dieta” que tenha começo, meio e fim. E, por isso, você deve acreditar em si mesmo por que talvez você nunca tenha tentado dessa forma.

Como ter autoconfiança para emagrecer

Para manter-se autoconfiante durante o emagrecimento, lembre-se de como você agia em relação à comida antes da reeducação alimentar. Você comia exageradamente? Com pressa? Vendo televisão e mexendo no celular? Por razões emocionais ou impulso? E atualmente, com que frequência você tem feito estas coisas?

Pense também – e principalmente – nas mudanças do seu comportamento. Com que frequência você se enganava? Você frequentemente tinha pensamentos como “Já saí do meu plano mesmo, vou continuar comendo”, ou “Só hoje não vai fazer diferença”?

Certamente você ainda tem muitos pensamentos como este. Afinal, pensamentos são involuntários, não os controlamos. O que se controla é o que fazemos a respeito deles. Você pode “escolher” os pensamentos que vai dar atenção, aqueles que estão alinhados com os teus objetivos. Então, o mais importante é a maneira como lidamos com os pensamentos. Você costumava se “render” a eles com facilidade? E hoje? Consegue “escolher” não seguir pelo pensamento sabotador e distorcido?

Lembre-se sempre que os resultados que você alcançou até o momento são frutos dos seus esforços e é natural sentir-se desanimado algumas vezes, mas você precisa sempre acreditar em si mesmo. Afinal, quem atingiu suas metas até aqui foi você mesmo!

Recordar, reviver, e manter acessas as lembranças de todas as suas evoluções é muito importante para se manter autoconfiante! É muito eficaz escrever os progressos que já fez e o quanto você já mudou até aqui. Você poderá relê-los sempre que achar necessário. Acredite em você!

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SOBRE O AUTOR

Nutricionista Clínica, Estética e Esportiva. Mestre em Nutrição Humana.

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