A ação conjunta com o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), visa aumentar o estoque do banco de sangue do estado e acontecerá nesse dia 14 (terça-feira) das 9h às 16h, na clínica CID Saúde, localizada no estacionamento do Big Bompreço, na Av. Fernandes Lima - Gruta de Lourdes.

 

Desde o início da pandemia o estímulo por parte dos órgãos de saúde para doação de sangue é intenso. A queda do estoque foi de 50% das doações em Alagoas e a coleta externa tem sido uma das alternativas para reforçar o banco de sangue.

 

De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), 16 a cada mil habitantes são doadores de sangue no país, o que corresponde a 1,6% da população brasileira. Embora o percentual de doadores de sangue esteja dentro da recomendação da OMS, de que pelo menos 1% da população seja doadora, é necessário aumentar esse índice, estimulando que mais pessoas passem a ser doadores regulares, para manter os estoques de sangue em níveis seguros.

 

Para Aline Sampaio, médica e diretora da CID Saúde- clínica parceira do Hemoal, é de extrema importância o envolvimento da saúde privada nas ações de doação. “É uma ação social que beneficia a todos, tanto público quanto privado. Quando pensamos em promover saúde, também pensamos em estimular essa educação em saúde, e a doação de sangue é uma psicoeducação de como podemos salvar vidas com pequenos gestos”.

 

A Secretaria de Saúde do estado divulgou na última sexta-feira (10) os informes atuais do banco de sangue, onde o estoque de sangue tipo A+, B-, AB-, O+, O-, estão em estado crítico, necessitando de doações. Frisam, porém, que apesar da necessidade maior para esses tipos, toda doação sempre será bem vinda.

 

Critérios para doação de sangue:

-Ter entre 16 e 69 anos e no mínimo 50 kg

-Portar um documento de identificação com foto

-Usar máscara

-Para os menores de 18 anos, é preciso estar acompanhado dos responsáveis legais e com os documentos de identificação.

-Não ter contraído doença de chagas, aids, sífilis e hepatite após os 11 anos

-Não é permitida a doação de gestantes e lactantes

-Comparecer ao local bem alimentado

-Quem teve Covid-19 não pode doar sangue pelo período de 30 dias

-Deve ser respeitado um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres que pretendem doar novamente

-Aqueles que tiveram contato com pessoas que contraíram a Covid-19 devem respeitar um período de isolamento de 14 dias para verificar se não tem sintomas

-Quem tomou a vacina CoronaVac deve respeitar o intervalo de 48 horas após cada dose. Já no caso da AstraZeneca e da Pfizer, o ato de doar sangue só pode ser realizado após o sétimo dia do recebimento da vacina, na primeira ou na segunda dose

-Para quem se vacinou contra a Influenza, o intervalo é de 48 horas