A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) alterou, nesta sexta-feira (10), o número de vagas exclusivas para o tratamento de pessoas acometidas pela Covid-19. A medida foi adotada com base nos dados do Boletim Epidemiológico, que aponta a redução da curva de contágio do coronavírus em Alagoas, alcançada pelo avanço da vacinação no Estado, onde mais de 80% dos alagoanos, acima de 18 anos, já foram vacinados com a primeira dose e, quase 40%, com a segunda ou dose única. A Sesau esclarece ainda que, caso seja necessário, novas vagas serão reabertas.
O Mapa de Ocupação dos Leitos para Covid-19 na Rede Hospitalar Pública, que passa a contar com um total de 538 vagas, terá 171 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 41 de UTI Intermediária e 326 Clínicos, assegurando que nenhum alagoano fique sem assistência médica, caso seja acometido pela Covid-19. A Sesau destaca que o Estado está preparada e possui, atualmente, uma Rede Hospitalar moderna e regionalizada, com unidades na Capital, no Litoral, Zona da Mata, Agreste e Sertão, além dos hospitais contratualizados.
Além disso, os novos hospitais construídos pelo governo de Alagoas passam a destinar os leitos de UTI e Clínicos para o atendimento de pacientes com outras enfermidades e que dependiam somente do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.
A atual gestão da Sesau assegura que continuará seguindo o Plano Estadual de Enfrentamento à Covid-19, que fez de Alagoas um estado modelo para o Brasil, no tocante a eficiência no enfrentamento à Pandemia do Novo Coronavírus.
Por fim, solicita que a população continue seguindo as medidas sanitárias, preconizadas para evitar a transmissibilidade do novo coronavírus e a disseminação da Variante Delta, seja mantendo o distanciamento social, o uso da máscara e a higienização das mãos, além de comparecer aos postos de vacinação para completar o esquema vacinal e, desta forma, contribuir para que Alagoas possa retomar, o mais breve possível, à normalidade socioeconômica.
Clique aqui e confira o novo Mata de Ocupação de Leitos para a Covid-19
*com Ascom Sesau