Saúde mental é responsabilidade do Estado e o Estado não está fazendo seu trabalho, Governador, ou respostando a postagem de sua Excelência,no Instagram.

07/09/2021 07:50 - Raízes da África
Por redação
Image

O Comitê Estadual de Prevenção ao Suicídio, em Alagoas começou a criar vida nos tempos de diálogo com Christian Teixeira, em 2018, gestor  da Secretaria de Estado da Saúde,na época

O objetivo do Comitê Estadual de Prevenção ao Suicídio é elaborar, coordenar, acompanhar e avaliar ações que priorizem a saúde mental da população tutelada, principalmente nesse tempo pandêmico, gerador de  uma sucessão de vulnerabilidades.

É um espaço de acolhimento  da crescente e silenciosa demanda das gentes que de tão transtornadas com os problemas da vida, optam por abandoná-la.

É a busca da política pública de estado de direito à vida, sem marketing ou outras firulas políticas.

Tem muita gente que tem a alma machucada, mas, não sabe onde procurar ajuda. Os Caps fazem um papel de Excelência, governador, mas, nem sempre dão conta da demanda.

A Supervisão de Atenção Psicossocial / (SUAP) órgão da Secretaria de Estado da Saúde conta com um quadro de especialistas dedicados, entretanto carece de uma melhor logística, a tal estrutura de trabalho.

Só existe um único CAPS infantil, em Maceió. 

Sua Excelência sabe que crianças e adolescentes também atentam contra a própria vida e recentemente um adolescente socioeducativo, na Unidade de Internação, sob a tutela do estado cometeu suicídio?

É importante perguntar se o  Estado de Alagoas, como ente personalizado,   tem um Plano de Prevenção ao Suicídio para o  Sistema Socioeducativo,  ou pelo menos um Protocolo de Prevenção e Atenção ao Suicídio de adolescentes nas unidades socioeducativas?

Excelência, o CVV faz um papel substantivo de voluntariado social, mas, o estado não pode e não deve transferir a responsabilidade nesse processo. 

Quantos leitos para saúde mental estão sendo disponibilizados nos muitos hospitais que estão sendo construídos no estado, governador?

Qual o planejamento institucional do Estado para acolher os pacientes com transtornos psíquicos decorrentes da pandemia?

O Comitê Estadual de Prevenção ao Suicídio, em Alagoas, atravessando pontes de total indiferença institucional realizará, em 22 de setembro, o primeiro Fórum  Estadual de Prevenção e Posvenção do Suicidio,  e conta com o apoio do SENAI, da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas e do mandato da deputada Jó Pereira.

E foi graças a compreensão da deputada Jó Pereira e do Dr. Carlos Lyra, presidente da FIEA, que articulamos a vinda da carioca Aline Maia, psicóloga clinica, com formação em projeto de vida para classes vulneráveis pela PUC Rio, perita judicial, uma  preta em movimento que soma experiências nas escutas dos universos da saúde mental, principalmente, dentro dos espaços vulneráveis, favelas, socioeducativos, mulheres pretas vítimas da violência, população negra.

O Comitê Estadual carece do apoio institucional do órgão responsável pela política no estado, se quiser ajudar, na flexibilização de um urgente e necessário  diálogo  Excelência não se avexe, nem se aperrei ,é só chegar junto.

Distanciamento social só vale para a auto proteção do vírus da SARS-COV-2, não é mesmo?

Enviaremos o convite para que Vossa Excelência faça parte da mesa de abertura do Fórum  Estadual de Prevenção e Posvenção do Suicidio, em 22 de setembro, afinal suicidio é um problema de saúde pública.

Obrigada, Governador.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..