Mestre Duda é um sujeito quilombola, que carrega tranquilidade na alma e transforma a exaustiva luta diária, em um quilombo agregador.

05/09/2021 17:37 - Raízes da África
Por redação
Image

Conheci mestre Duda, em um sábado, 28 de agosto,  com cheiro de grandes encontros. 

Foi uma visita de reconhecimento, ao  Quilombo Mameluco ,articulada por uma grande liderança local e apoiador  do território preto, o Davi Amorim.

O Quilombo Mameluco  fica localizado no município de Taquarana, em Alagoas e , mesmo diante das estradas descalças de asfalto, tem caminhos visíveis , de construções e conquistas.

A palavra Mameluco deriva do Árabe “Mamluk”

Mestre Duda é o orientador, o guia da Comunidade Quilombola no Sítio Mameluco, o Povoado Mameluco,  um , dos 70 quilombos existentes, Alagoas.

É um mestre respeitado por muita gente que traz n’alma o pertencimento e resiliência das lutas de pret@s.

Duda tem uma tranquilidade que faz a pessoa  querer ficar por ali, sob a sombra de uma árvore ,numa  conversa esticada e bem boa.

Uma mansidão que acalma.

Fomos ao Mameluco para conhecer o território e discutir caminhos coletivos de construção, e se primeira impressão é aquilo que fica, posso dizer:- Gostei da energia do Duda.

Gostei, mesmo!

E que venham os caminhos...

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..