O Quilombo Lagoa do Algodão foi pauta prioritária da visita dessa ativista ao município de Carneiros e ao prefeito Geraldo Filho,como resultado da conversa,articulação com o senador, Renan Calheiros.

03/09/2021 21:40 - Raízes da África
Por redação
Image

O Quilombo Lagoa do Algodão  fica localizado no município de Carneiros, no estado de Alagoas,  e foi a partir da liderança da moça quilombola ,que conversamos com o senador Renan Calheiros no traçar trilhas para o enfrentamento as desigualdades , no território de pret@s.

Aos 29 anos,a moça quilombola,  Kelly Damasceno  está no aprendizado da  pedagogia , entretanto de ancestralidade , a moça tem entendimento, expertise, pois, como tod@ pret@, carrega a memória ancestral  da luta.

É criadora e coordenadora do Coletivo Quilombo de Saias e tem arregaçado as mangas na busca de melhorias para sua comunidade.

E foi para  levar fortalecimento à luta de Kelly, que essa ativista, acompanhada da representante do FETIPAT, Nelma Nunes esteve em visita ao prefeito Geraldo Filho, na quinta-feira, 26 de agosto,   para conhecer mais de perto, a realidade do Quilombo;

Em Carneiros, importante ressaltar o atendimento-recepção  gentil e humanizado do secretário de agricultura, Valmir Melo.

Conversamos com as mulheres quilombolas, no território de interação e familiaridade,na escuta das demandas urgentes como implantação do projeto de abastecimento d'água; construção de casas, qualificação profissional, empoderamento étnico e  emprego e renda.

Foram 7 horas de viagem entre ida e volta de Maceió a Carneiros ( o carro foi gentilmente cedido pela prefeitura do município), apesar do cansaço retornamos com a certeza de que,  nos quilombos de Carneiros., a  luta  está sendo retroalimentada  pela juventude, da  coordenadora Kelly Damasceno que vem construindo estratégias dialógicas de mobilização, com a  formação de uma rede de mulheres para  ressignificar   caminhos e como processo de resistência ao sistema escravagista.  

Novas rodadas de conversas estão por vir e , torcemos que com elas, os resultados se façam.

Fui ao Quilombo Lagoa do Algodão e levei esperança, à comunidade em seu nome, senador, Renan Calheiros- afirmei a visita , em uma conversa com o senador alagoano.

Que os passos nos levem a grandes caminhos.

Para todas as pessoas envolvidas.

Obrigada! 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..