Por que é importante consultar regularmente o nutricionista

31/08/2021 19:42 - Giovana Montemor
Por redação
Image

O trabalho do nutricionista envolve coletar informações sobre a saúde e rotina alimentar do paciente, calcular a quantidade dos nutrientes necessários para suprir a demanda energética e de acordo com algum objetivo específico, como por exemplo, o emagrecimento e elaborar o plano alimentar, orientando sobre a combinação correta de alimentos, horários das refeições, o que priorizar e o que evitar. A alimentação saudável ocupa uma posição primordial na promoção da saúde humana. 

Eu tenho certeza que você sabe o que é preciso fazer para emagrecer, no entanto, conhecimento não é garantia de execução, senão você já estaria magro, certo? Temos dificuldade de mudar e colocar em prática novos hábitos e comportamentos, portanto, precisamos de ajuda nesse aspecto. Por isso, é importante consultar regularmente o nutricionista.

Por exemplo, o fumante sabe que fumar faz mal para a saúde, mas saber disso não significa que ele vai parar de fumar, até porque quando os efeitos danosos à saúde são a longo prazo fica mais difícil estabelecermos esta relação de causa e efeito. O grande problema é por que ele não para de fumar ou não consegue parar. Na alimentação não é diferente.

Como o nutricionista pode te ajudar

O nutricionista pode ajudar solucionando suas dores e desejos, aumentar o seu estágio motivacional, para então estimulá-lo da maneira certa à mudança. É importante saber se o paciente está pronto para aquela mudança específica. Por exemplo, você sabe que comer frutas é importante, mas se naquele momento você se sentir “forçado” pelo profissional a comer, poderá ser um motivo para abandonar o tratamento e criar uma resistência ainda maior.

Então, é importante que o profissional saiba respeitar e esperar o momento certo em que o paciente se sinta mais pronto e confiante. A importância do acompanhamento nutricional está em garantir que os objetivos Do paciente estejam sendo atingidos e sejam de forma consistente.

É natural precisarmos de ajuda para realizar as mudanças necessárias, portanto, não se sinta fracassado por precisar de ajuda. Pedir ajuda é um sinal de coragem. Ao contrário do que dizem: “Você sabe o que tem que fazer para emagrecer: tem que fechar a boca”, eu te digo: não é bem assim. Na verdade, essa forma de pensar sobre o emagrecimento e nutrição é extremamente rasa e superficial.

Importância de manter o acompanhamento com o nutricionista

Manter o acompanhamento no prazo correto, com os intervalos adequados entre as consultas de acompanhamento é muito importante para que o nutricionista possa ouvir as dores e desejos e então soluciona-los, criar estratégias para facilitar a mudança dos hábitos, ensinar a importância dos demais fatores associados como atividade física, hidratação e a boa qualidade do sono. Além disso, mostrar o quão comprometido você está consigo mesmo!

Tem gente que, quando acredita que não emagreceu, remarca a consulta, na tentativa de voltar com resultado melhor. O ponto é que, se a pessoa já não conseguiu naquele prazo, dificilmente vai conseguir no próximo prazo. Pergunto: essa pessoa está querendo emagrecer para si mesma ou para o nutricionista? Por isso, não faz sentido remarcar. O comprometimento deve ser com constância ainda que surjam as dificuldades no meio do processo! Nenhum processo é linear. Apenas curta cada etapa!

Por fim...

O profissional deve acolher você, buscar entender que a melhor dieta é aquela que você consegue seguir com consistência e equilíbrio.

Cada paciente tem sua particularidade onde o nutricionista deverá encontrar as respostas e soluções, de forma simples, leve e prazerosa – porque nutrição vai muito além do ato de comer. 

Gostou desse conteúdo? Então fique de olho por aqui e compartilhe com seus amigos. Beijos da nutri!

31 de Agosto | Dia do Nutricionista

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..