(Atualizada às 13h)

Foi alvo de uma operação da Polícia Federal, na manhã desta segunda-feira (23), o candidato a vice-prefeito de Campo Grande, José Rosendo dos Santos (Republicanos), mais conhecido como Pimenta. Segundo informações de testemunhas, José Rosendo e mais três pessoas ligadas à coligação apoiada pelo ex-prefeito foram presos temporariamente.

Além dos mandados de prisão, a polícia também cumpriu mandados de busca e apreensão em alguns endereços. Nos locais foram apreendidos um revólver calibre 38 com munições, eletrônicos, comprovantes de depósitos bancários e uma quantidade de dinheiro.

José Rosendo é alvo de investigação do Ministério Público Eleitoral por compra de voto. Em uma denúncia, um agricultor afirmou que recebeu R$ 5 mil em troca dos votos dele e da família.

O Ministério Público Estadual informou que a medida  foi autorizada e cumprida no bojo de uma investigação que corre em sigilo. “Todas as medidas passaram pela análise do Ministério Público que, na condição de fiscal da ordem jurídica, está acompanhando tal procedimento investigativo”, disse. O promotor eleitoral que acompanha o caso é o Lucas Mascarenhas.

A cidade de Campo Grande é governada, desde o dia 1º de janeiro, pela presidente da Câmara dos Vereadores, Josefa Barbosa (PRB).

O prefeito eleito, Arnaldo Higino, teve seu registro de candidatura indeferido e sua chapa cassada em por atos de improbidade administrativa.

A eleição suplementar de Campo Grande está marcada para o dia 12 de setembro. Estão na disputa Teo Higino (Republicanos), que tem como vice Pimenta; Cícero Pinheiro (MDB), da coligação "Pra cuidar de Campo Grande", e Inês (PSD).

A reportagem não tem o contato do advogado de defesa do vice-prefeito, mas deixa o espaço aberto para possíveis esclarecimentos.