Na 1ª reunião do Comitê Gestor Estadual da Primavera Negra, em Alagoas, celebramos uma multidão hiperbólica de vozes, pessoas e diferenças.

13/06/2021 16:31 - Raízes da África
Por redação
Image

A 1ª reunião do  Comitê Gestor Estadual da Primavera Negra, em Alagoas que aconteceu, em 01 de junho,  foi uma experiência ímpar para  celebrar  a aventura de  agregar uma   multidão hiperbólica de vozes, pessoas e diferenças,em um  debate urgente, para  traçar caminhos, alinhar  ideias e  planejamento estratégico, para  enfrentamento a política da necropolitica.

E em tempos pandêmicos o encontro  se deu, virtualmente. 

O convidado de honra esteve representado na figura de Pejigam Irivan Assis, ativista  icônico, no estado de Sergipe, importante referência no Fórum Sergipano das Religiões de Matriz Africana , apresentador do ÚNICO programa que faz um diálogo amplo sobre cultura, história e  cosmovisão africana de mundo, como  forma de resistência secular para os povos de matriz africana do estado de Sergipe.

Desde 2018, o  Programa “Momento do Axé”, na rádio Aperipê 630 AM  representa uma ruptura histórica com ausência eloquente da temática da matriz religiosa de pret@s.

O Pejigam  é  um dos visionários para realização da  Primavera Negra e  parte essencial do Comitê Gestor  Nacional da Primavera Negra.

Durante a reunião, Irivan Assis,  fez um desenho preliminar sobre a  Marcha de 1 milhão de Negr@s a Brasilia, suscitando questionamentos de Comitê Gestor Alagoano.

A  proposta do comitê alagoano , a partir da primeira reunião, é extremamente  desafiadora: construir pontes  com a multiplicidades de universos no estabelecer  bases  para o diálogo com o Coletivo.

Quer saber quem faz parte do Comitê Gestor  Nacional da Primavera Negra? Anota aí: 

Coordenação Geral: 

Instituto Raízes de Áfricas

Coordenação de Estrutura e Logística: 

UFAL/SECULT/Instituto Raízes de Áfricas

Coordenação de Mobilização:

Coletivo Cultural Quilombo de Saias e de Luta- Comunidade Quilombola de Carneiros- Alagoas 

Academia Periférica de Letras-Interestadual, Maceió, Maragogi, dentre outros.

Ativista Nelma Nunes.

Associação LGBTI+ e candomblé grupo iguais de Coruripe

Coordenação de Comunicação e redes sociais: Platô- Conexões Pretas.

Em Alagoas a Marcha de 1 milhão de negr@s  de 1 milhão de Negr@s a Brasilia conta com o apoio político do senador Renan Calheiros. 

E que venha nossa Primavera Negra!

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..