Com articulação do senador, Renan Calheiros, governador garante dar celeridade ao processo do Fundo Estadual de Promoção para Igualdade Racial.

09/06/2021 20:54 - Raízes da África
Por redação
Image

A proposta de criação do Fundo Estadual de Políticas para Promoção da Igualdade Racial nasceu de uma conversa substantiva entre a coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas ,e a equipe do George Santoro, secretário de Estado da Fazenda.

Era os idos de 2015. 

Em 2016,o projeto foi apresentado, em Audiência Pública “Eku abo – Tempos de Áfricas – sobre lutas, ativismo e resiliência do povo preto”, ocorrida  no plenário da Casa Tavares Bastos, em Maceió,.

E agora, em 2021, 6 anos, depois de atravessar um longo caminho institucional a proposta da criação do Fundo Estadual da Igualdade Racial volta, positivamente,  à cena, após  o diálogo robusto com o senador da República , Renan Calheiros com essa ativista, ocorrido na segunda-feira, 07 de junho.

O senador se comprometeu a apoiar, politicamente, para que a proposta do  Fundo deixe de ser algo retórico. 

E unindo a palavra à ação, durante  a conversa nossa,  ligou para os principais interlocutores do projeto, George Santoro, secretário da Fazenda, Fábio Farias do Gabinete Civil, e principalmente para o governador, Renan Filho.

O governador esclareceu que está ultimando as apreciações institucionais para dar encaminhamentos ao processo do Fundo, que tem como proposta subsidiar uma série de ações intersetoriais contra o racismo, dar sustentabilidade às políticas de igualdade racial, no estado-território  ícone das lutas libertárias.

Obrigada, pela assertividade nesse debate urgente, senador.

A vida deve ser  feita de encontros, empatia e proximidades.

Que ecoem os tambores!

Atotô

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..