Foi Bianca Lopes , assessora  do Ministério da Saúde,através da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) quem ligou para esta ativista , Arísia Barros, e convidou-a, não só para o Ciclo de encerramento das Oficinas Regionais do Programa Nacional de Equidade no SUS, como também,  representar a sociedade civil, à mesa de abertura.

A ação ocorreu na cidade de João Pessoa, Paraíba, nos dias 04 e 05 de dezembro.

Bianca é uma das muitas companheiras de caminhadas que conhecemos ao longo  do Programa Nacional Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), iniciado, lá atrás, em março de 2023.

Participar do Programa Nacional  foi um misto de desafios e possibilidades de reaprender e partilhar experiências valiosas.

Por conta da iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas e da então profissional da SESAU, Sandra, e interlocução institucional, necessária  da gerente Mayara Lopes, da SESAU, o estado de Alagoas saiu na frente com a criação do 1º Comitê de Equidade SUS, do Brasil, todinho.

Importante ressaltar o respeito e abertura de diálogos da  equipe da Ministra  Nisia Trindade e agora do Ministro, Alexandre Padilha, e  Hospital Alemão Oswaldo Cruz . que transformaram  rumos de  discussão, em relação a pauta antirracista.

O  Programa Nacional Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde  é uma grande descoberta de gentes, aprendizados, enfrentamentos e humanização 

É  um encontro de  Brasis, com suas nuances, diferenças e especificidades.

Para esta ativista, Arísia Barros acredita que se fez um exercício pleno de fortalecimento dos diversos  ativismos , acolhimento e reconhecimento do papel da sociedade civil

Que bom!

O  Programa Nacional Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde fez e faz história, percorreu  6 cidades, nas cinco regiões do país e impactou diretamente 600 pessoas.

Legal, né, não?!

Esta ativista alagoana, nordestina traz  um  contentamento, bem contente, por  saber que o Instituto Raízes de Áfricas, das Alagoas dos Palmares, é parte dessa história que continua  a ser escrita.

O primeiro ciclo do  Programa Nacional Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde  foi encerrado, com pleno êxito, mas o caminho ainda se faz longo.

Obrigada, Bianca Lopes!

Obrigada,

Equipe SGTES, Ministério da Saúde!

Equipe HAOC!

Equipe Hospital Sirio Libanês!

Saúde para tod@s nós!!

 

 

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2025/dezembro/em-joao-pessoa-ministerio-da-saude-finaliza-ciclo-de-oficinas-regionais-do-programa-nacional-de-equidade