O Quilombo Cajá dos Negros fica localizado no município de Batalha, em Alagoas..

O município de Batalha é comandado pelo Wagney Dantas.

Mariana Cintra já foi , por duas vezes, prefeita do município.

Em 2022 esta ativista, Arísia Barros, esteve em conversas com, o então deputado, Paulo Dantas, como porta-voz  ‘autorizada’ para falar sobre  necessidades e urgências, visando a sustentabilidade  do Quilombo.

E o deputado solicitou a esta ativista  propostas de política de soluções para o desenvolvimento, não só do Quilombo de Cajá, como dos tantos outros.

A  conversa foi legal, mas, única coisa que vingou é que Paulo, atendeu ao pedido na questão da empregabilidade  para a população quilombola e contemplou a liderança do lugar.

E a contemplada afirmou que foi esta ativista que ‘lutou’ pelo emprego que tem hoje (???)

Nesta segunda-feira, 08, dia da Rainha do Mar, o Quilombo de Cajá  foi o grande mote na abertura da Exposição  Foto Etnográfica, do psicólogo social e fotoartista, Ricardo Maia.

Segundo, Ricardo Maia: 'A exposição focaliza o espaço social comunitário quilombola e Intitula-se "CAJÁ DOS NEGROS: uma comunidade de destinos quilombolas em Batalha, agreste alagoano". 

Participaram da frente de honra, na abertura: o quilombola de Cajá, estudante de História Ítalo Vinícius, a coordenadora da Galeria de arte da DITEAL, Mariá Marcelino,  o quilombola e pesquisador acadêmico Israel Oliveira , Me. em Antropologia Social pela UFAL; Ricardo Maia, o fotoartista expositor, Alexsandro Rocha, o historiador e produtor cultural executivo da mostra, o secretário  estadual de Direitos Humanos, Marcelo Nascimento e esta ativista  Arísia Barros, que assevera:

'É preciso que o Governo  do estado de Alagoas e  dos municípios alagoanos, ( alô,Wagney Dantas,  prefeito de Batalha!),  estabeleçam um plano  de ação, com estratégias dinâmicas e versáteis , aliadas às políticas públicas antirracistas, no investimento e fortalecimento de territórios  férteis de  ideias ancestrais , que produzem microrevoluções.

A exposição ficará aberta à visitação pública até 14/jan./2026 e, é importante ressaltar  que,  além do Museu do Quilombo dos Palmares , Alagoas negra possui  78 Quilombos Vivos, e mais de 31 mil quilombolas  de carne, ossos, ancestralidades, lutas e histórias  tão densas que se transformam em exposições.

Salve, Quilombo Cajá dos Negros!

Salve, Ricardo Maia!

Ei,  Paulo Dantas! Ei, Marina Cintra criem um espaço em suas agendas politicas  e vão lá  prestigiar a Exposição de Cajá dos Negros, o Quilombo de Batalha, agreste alagoano.

Convida, também, o prefeito de Batalha, Wagney Dantas!

Tá bom?!

Não custa nada. 

Não é mesmo?!