Encontre-se por Carol Fontan
Encontre-se por Carol Fontan

A Disciplina como Refúgio

Encontre-se por Carol Fontan|

A DISCIPLINA COMO REFÚGIO

 

Esse personagem é um ótimo refúgio quando provimos do caos emocional, porque nos desliga de todo contato com o “ si mesmo”. É suficiente responder disciplinadamente às solicitações do outro para obter paz e harmonia.

 

Quando me refiro ao caos emocional é o descontrole, desorganização, gritaria, bagunça, brigas constantes. Em alguns casos com pais alcoólatras ou que sofrem de doenças mentais e Emocionais, um verdadeiro caos. Nesses casos é provável que o refúgio na fase adulta seja o controle máximo, onde se encontra um conforto e a sensação de controle e organização, é uma maneira de não precisar entrar em contato com a imensidão do próprio universo emocional, isso não está em jogo.

 

Quando nos tornamos em soldados fiéis não temos surpresas, obtemos alívio e tranquilidade porque alguém se torna responsável pelos nossos desejos, a disciplina e a hierarquia serão sempre as mesmas, não nos faltará nada porque somos parte de um regimento, esses são os benefícios.

 

As desvantagens apareceram quando um dia tivermos o desejo de liberdade, ou pode ser que chegue através do destino como por exemplo ter um filho que seja muito diferente de nós e não conseguiremos compreender, isso pode trazer à tona a sensação de não ter controle...

 

Como também através de uma oportunidade profissional ou social que se transforme em um desafio, este personagem é avesso a imprevisibilidade, a tudo que fuja da rotina e do controle absoluto, ser um soldado acalma diante da angústia sofrida durante a uma infância vivida em meio a um caos.

 

Claro que não é regra, é só mais uma possibilidade de um mecanismo de defesa e refúgio que criamos para não enfrentarmos os próprios fantasmas e evitar dores já vividas. São muitos os personagens que podemos criar...

 

Como diz aquela frase clichê: Todo excesso esconde uma falta (ou falha).

 

Texto inspirado através dos livros de Laura Gutman.

 

@carolfontann 82.99913-5276 

Desenvolvimento Pessoal 

 

SOBRE O AUTOR

Especialista em ciência do bem estar, análise do comportamento humano, coaching e psicanálise em andamento eu tenho voltado meus textos a reflexões sobre o autoconhecimento provocativo, comparando aos padrões de comportamentos cotidianos, bem como fortalecimento emocional e gestão das emoções. Pode da uma olhada em alguns que tem no meu Instagram, porém não é o lugar ideias para textos, por isso pensei no blog.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados