Foi Mellina Freitas, a gestora da cultura estadual, em Alagoas, que sem pestanejar, assumiu a proposta do espaço Ubuntu, o primeiro do gênero em Alagoas.

03/04/2021 21:58 - Raízes da África
Por redação

 

Vivemos em mundos dispares. Ela navega em lugares privilegiados sociais,  e eu sou aquela ativista que muit@s gestor@s correm a mil léguas,tipo lá-vem-ela-com-essa-coisa-de-racismo. Nossa realidade deu encontrão quando despimos as diferenças,  puxamos um banquinho para discutir sonhos e os muitos projetos que te levo, em uma sacola de possibilidades..

No começo as ideias não se encontravam, tropeçávamos, por contas de realidades diferentes. Você alheia e eu ansiosa para que surgisse a compreensão de que o racismo é mais do que um embaraço e sim um câncer necrosado.  

E um dia, que não foi assim tão de repente, sem o plim plim , do passe de mágica, depois de um mundo de conversas e de outras tantas argumentações, sua escuta se fez  atenta , o campo da visão institucional ampliou, encurtando distâncias e focamos os esforços em potencializar o investimento preto histórico.

E , sempre tendo ao lado da superintendente de Diversidade e Identidade Cultural da Secult, a querida Perolina Lyra, iniciamos uma fértil construção de caminhos agregadores as políticas públicas..

Foi você, a gestora da cultura estadual, em Alagoas,  que sem pestanejar, assumiu a proposta do espaço Ubuntu,  o primeiro do gênero em Alagoas.

 Eu sou porque nós somos’. Este é o significado do termo africano Ubuntu, que dá nome ao espaço \preto literário da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, inaugurado em (16/08/2016), dentre outras propostas..

E foi novamente você que ,ousadamente, corroborou para o nascimento do Livro Odo. O Livro Preto de Poesia..

Odo é uma palavra africana, iorubá que significa jovem. E, reune   poesias/poemas de poet@s jovens   das periferias que  reinventam e enfrentam , a partir da palavra escrita, as vulnerabilidades social, territorial e étnica.

Para mim,ODO é  o projeto, substantivamente,  mais importante dessa caminhada,  e em nossa última reunião o lançamento do livro foi o tema principal,

Obrigada pela parceria e apoio, Mellina Freitas .E, sei bem , que quando em vez, você recebe aquelas missivas tipo fogo-preto-amigo:- cuidado, com a Arísia Barros. ( pausa para o riso, que liberta).

Meu bem, essa revoada de palavras é para dizer que te tenho afetos sinceros. Tanto pela pessoa que se reinventa, como pela gestora pública que  se permite enxergar  a imensidão do mundo, além do universo que vive.

Parabéns, Mellina Freitas que  o novo ano agregue  inúmeras gentes, amig@s e humanidades muitas.

Feliz Aniversário, querida!

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..