Encontre-se por Carol Fontan
Encontre-se por Carol Fontan

Sinceridade ou grosseria?

Encontre-se por Carol Fontan|

DEPENDE DE ALGUNS FATORES 😁
É muito comum presenciarmos grosseria disfarçada de sinceridade, porém, precisamos entender a diferença entre ambos.

A sinceridade é uma comunicação assertiva, é algo positivo e que oferece ganhos tanto para quem diz como para quem escuta.

Entretanto, se a intenção estiver carregada de ideias ofensivas a ponto de não agregar em nada ao outro, é sinal de baixa autoestima de quem fala, são alfinetadas travestidas de sinceridade, ditas por pessoas que projetam as próprias fraquezas nos outros.

Também há aqueles que são mais sensíveis e que usam de uma comunicação mais indelicada de forma proposital para que mantenham uma certa distância como uma forma de defesa.

Já outros são centrados demais em si e adoram essa característica da “sinceridade” e se denominam sinceros pois acreditam se tratar de uma qualidade, e ignoram o outro, os limites, as emoções. Fazem questão de praticar a sinceridade custe o que custar e não percebem a razão das pessoas se afastarem...

Para a sinceridade não se tornar uma grosseria é preciso observar o tom de voz, a elevação, as ênfases, para quem se diz , o momento certo, no lugar certo e tudo isso com uma bagagem elegante.

É preciso também ter um mínimo de relacionamento para com a outra pessoa, caso contrário, qualquer opinião pessoal pode soar como grosseira.

Pense bem antes de falar, e para quem vem sendo alvo de grosserias, pode simplesmente retribuir com educação: solicite que seja mais claro, polido e calmo. Pessoas grosseiras não estão acostumadas com educação e isso já quebra um padrão.

E aí gostou do post? Então já envia prazamigas 🤗.


 

SOBRE O AUTOR

Especialista em ciência do bem estar, análise do comportamento humano, coaching e psicanálise em andamento eu tenho voltado meus textos a reflexões sobre o autoconhecimento provocativo, comparando aos padrões de comportamentos cotidianos, bem como fortalecimento emocional e gestão das emoções. Pode da uma olhada em alguns que tem no meu Instagram, porém não é o lugar ideias para textos, por isso pensei no blog.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados