Hoje é o último dia da vacinação alerta a prefeitura de Maceió, no jornal da tv, da manhã da quarta-feira:.-"Se você é idos@ou tem algum@ idos@ em casa, com mais de 85, nós estamos esperando por você"- convida o secretário de saúde de Maceió.
Sabiamente ,o repórter pergunta como fica a situação de quem não comparecer aos postos, até as 16 horas. O representante da prefeitura de Maceió responde que não tem previsão da nova etapa para esta faixa etária.
É importante questionar se os locais indicados para vacinação (que teve o tempo encurtado de uma forma abrupta), não se configura em espaços excludentes, e hoje ao terminar de assistir o jornal, postamos na página do nosso facebook, o seguinte questionamento: "E quem tem mais de 85 anos é paupérim@, mora em periferias de difícil acesso, não tem condições financeiras de sair de casa e a exclusão tecnológica faz com que a informação não alcance todo mundo. Esse povo faz o quê para tomar a vacina?"
Em seguida, a professora Dione Costa, respondeu: "Arisia estava ontem comentando isso com minha amiga. Tem umas pessoas moradoras do Pontal que ,ainda, não conseguiram ir talvez vão hoje, pois vamos pagar uber pra eles. Foi bem lembrado, de sua parte, a periferia agradece."
A pandemia expõe de forma escancarada a desigualdade social.
Precisamos apagar os holofotes políticos, vacina é saúde e um direito inalienável as tod@a as pessoas e obrigação do Estado. Posto de Saúde (SUS) de bairro ou região não é o local mais adequado para esse tipo de ação?
Com a palavra a Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Saúde?