Conversamos,com a professora Danielle Boaz, da Universidade de Carolina do Norte sobre racismo religioso, para pesquisa que será apresentada em Harvard.

17/01/2021 21:45 - Raízes da África
Por redação

 

Danielle Boaz é  professora e advogada nos Estados Unidos, e está realizando, no Brasil,  um   projeto de mapeamento de casos de intolerância religiosa.

O projeto de pesquisa  reúne a Universidade de Carolina do Norte , Universidade da Califórnia e a UNB, da Bahia.

 A professora já visitou  alguns estados da federação, como  Brasília, São Paulo, Bahia,etc.

Na  semana,  que findou, a pesquisadora esteve em Maceió, Alagoas , e como Rosiane Rodrigues referenciou nosso ativismo preto , para a escuta no projeto:

-Indiquei teu  nome para Danielle, porque você para mim é uma grande referência na questão do combate ao racismo.  

Rosiane Rodrigues é carioca, doutora em antropologia , pesquisadora da Universidade Federal Fluminense , estudiosa  premiadíssima em pretitudes e religião afro, uma intelectual, terrivelmente macumbeira e  minha amiga ,com uma percepção aprofundada  sobre mundos e gentes.

Estivemos com Danielle, na tarde de quinta-feira e a levamos à Secretaria de Comunicação do Estado-SECOM ( onde foi recepcionada pelo secretário Ênio Lins e entrevistada ), após estivemos no restaurante Bodega do Sertão, um restaurante com a cara do Nordeste, o melhor em comida regional, cortesia, gentilmente, concedida por Nado Freire.

Foi uma conversa cheia de detalhes e descobertas.  

-Eu não conhecia a história de Alagoas.- diz Danielle. A pesquisa está só começando , e estamos visitando estados e fazendo reconhecimentos de pessoas e territórios, e Rosiane disse que você esta fazendo ótimo trabalho nesse problema.

Obrigada, Rosiane Rodrigues pela indicação.

Obrigada Danielle Boaz pela boa conversa.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..