Em 2014,segundo o MEC, Alagoas foi referência nacional na implementação da Lei 10.639, que hoje faz 18 anos. No mais completo ostracismo.

09/01/2021 22:58 - Raízes da África
Por redação
Image

A Lei nº 10.639 sancionada em 09 de janeiro de 2003 ( alteração dada a Lei de Diretrizes e Bases e) é fruto das reivindicações e propostas suscitadas pelo  movimento negro brasileiro.

09 de janeiro é um dia histórico para ativistas da educação para as relações raciais.

A Lei nº 10.639  tornou obrigatório ( faz 18 anos)  o ensino da temática da história e cultura afro-brasileira, africana, nas escolas públicas e privadas.

Em 2014 , Alagoas já foi referência nacional, segundo o MEC, na implementação da Lei 10.639/03 e passados 18 anos , o retrocesso é avassalador.

A Secretaria de Estado da Educação, através do Núcleo Temático Identidade Negra na Escola e Gerência de Educação Étnico-Racial já foi  um órgão assertivo, promotor da educação antirracista.

Alagoas foi o segundo estado do Brasil a estadualizar a lei federal, a partir da Lei Estadual 6.814/2007, que repousa mortinha em gavetas estatais.

Quais os   por quês da resistência política-estatal de  se revisitar, nos bancos das escolas públicas e privadas, a verdadeira história de Áfricas e dos afro-brasileir@s?

Será que a omissão atual  isso entra na conta do racismo estrutural?

A Lei 10.639 faz 18 anos e o que Alagoas estatal-política e movimentos sociais  tem oferecido como subsídio-luta na  reinvenção da  prática educacional contra o racismo nos currículos-pedagogia  escolares?

A Lei faz 18 anos e  o estado negro do Quilombo dos Palmares,  já foi referência na implementação.

Onde foi que erramos?

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..