O coronel Silva é coordenador do Programa Ronda no Bairro, do Governo do Estado de Alagoas.

É um primoroso agente público humanizado, agregando valores éticos,ao fazer profissional.

O Programa Ronda no Bairro  surgiu  sob um olhar atento do coronel Maxwell Santos, buscando redimensionar a ação da segurança pública no  fazer uma aproximação da  polícia  com a população ,auxiliando na redução dos indicadores de criminalidade, a partir de ações de prevenção à violência. As patrulhas realizam rondas a pé, de moto e de bicicleta.

Faz tempo, que acompanhamos as atividades do Programa e como ativista preta sempre buscamos pontuar posicionamentos e opiniões em relação as ações e abordagens.

É indiscutível que o  Ronda no Bairro  tem feito um papel substantivo, prático , em rede, no combate a violência nos territórios que atua, mas, de quando em vez, surgem situações que não coincidem com  objetivos propostos, e é nesse contexto que atuamos, a partir de uma análise crítica ( controle social) do problema  partilhamos nosso posicionamento.

E, é o Coronel Silva que acolhe as críticas, e, com sua  capacidade de transformar algo negativo em atitudes positivas,  permite a criação ( entre a  institucionalidade do estado e sociedade civil) de pontes de diálogos e confiabilidade .

E, o encontro se fez, numa  manhã à beira mar, na  caminhadas diárias, A  conversa embrulhadas pelo som das águas ,vestiu-se de muitas palavras e agradecimento,  daí  o Coronel Silva me diz:- estou à sua disposição, Arísia Barros! Pode contar! 

E eu conto com parceir@s especialíssimos que fazem uma  aglomeração  afetiva de gentilezas e deixam a alma dessa ativista  danada de contente.

Obrigada, Coronel Silva!