Após o anúncio de que o Governo do Estado irá reavaliar o funcionamento dos bares e restaurantes durante uma coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (21), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) de Alagoas disse que “se o endurecimento das medidas significa o retrocesso de fases ou o fechamento de estabelecimentos, considera muito arriscado tomar uma atitude como essa”.
Ao CadaMinuto, o presidente da Abrasel, Thiago Falcão, disse que é a favor das fiscalizações para que haja o cumprimento das medidas sanitárias de proteção contra a Covid-19.
“Somos a favor desse endurecimento em relação à cobrança e à fiscalização. É essencial que as pessoas cumpram essas regras, não somente o estabelecimento, como também a população”, falou.
No entanto, explica, as empresas do setor ainda estão muito fragilizadas devido ao período sem funcionar, e muitas não iriam aguentar o processo de fechar as portas novamente.
Falcão disse que a Abrasel irá procurar o estado pra entender quais as medidas que poderão ser tomadas futuramente e tentar dialogar para construir algo que seja bom pra população e para os bairros e restaurantes.
Durante a coletiva, Renan Filho afirmou que reavaliará o funcionamento de bares e a organização de eventos em Alagoas para tentar frear o crescimento de número de casos de Covid-19. Hoje (21), o Boletim Epidemiológico registrou 158 novos casos e Covid-19 e sete óbitos.
Ainda de acordo com o governador, as medidas para os bares e eventos não serão semelhantes às adotadas no início da pandemia, quando o estado sofreu o primeiro pico da doença.
*Estagiária sob supervisão da editoria