Por meio de nota encaminhada à imprensa, a Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) informou neste domingo (4) que a atuação policial que resultou na morte de um adolescente de 16 anos na noite de ontem (3), durante uma perseguição de trânsito, em Palmeira dos Índios, será apurada.

Conforme informações da guarnição do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), envolvida no episódio, o adolescente Gabriel Pereira estava pilotando uma motocicleta na região, realizando manobras arriscadas. Ele teria avançado um sinal vermelho e desobedecido várias ordens de parada.

Ainda segundo a guarnição, durante a fuga o adolescente disparou contra os policiais, que revidaram. Baleada, a vítima foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. O revólver que estaria com o menor também foi apreendido. 

A versão oficial, no entanto, está sendo contestada por familiares de Gabriel. Eles afirmam que o adolescente não estava armado, nem possuía antecedentes criminais.

Nas redes sociais circulam vídeos mostrando um suposto trecho da perseguição, na qual aparecem o motociclista, seguido por duas viaturas policiais.

Leia a nota da PM-AL:

A Polícia Militar de Alagoas informa que, conforme relatos da guarnição, uma equipe do 10° Batalhão realizava patrulhamento de rotina na cidade de Palmeira dos Índios, quando visualizou um indivíduo em uma motocicleta que avançou um sinal vermelho enquanto realizava manobras perigosas de empinar o veículo, na avenida Bráulio Monte Negro, bairro Vila Maria.

De imediato, foi iniciado um acompanhamento, tendo sido dada ordem de parada por três vezes, sem que o condutor atendesse. Durante o trajeto, em alta velocidade, o acusado colocava em risco sua vida, dos policiais e de outras pessoas na via.

Nas proximidades do Bar do Guega, quando a guarnição conseguiu emparelhar mais uma vez com a motocicleta, o condutor sacou um revólver e desferiu um disparo em direção aos policiais, que revidaram, também com um disparo.

O acusado foi atingido, vindo a perder o controle da motocicleta e cair. A arma utilizada por ele - um revólver calibre 38, com cinco munições intactas e uma deflagrada - foi recolhida e encaminhada ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) do município.

Posteriormente, constatou-se que o envolvido se tratava de um adolescente de 16 anos. Ele foi socorrido pela guarnição com vida e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento da cidade, onde durante o atendimento veio a óbito.

De acordo com o trâmite processual, serão adotadas as medidas investigativas cabíveis, a fim de apurar a atuação policial.