Durante uma coletiva de imprensa para apresentar um balanço das ações do governo em 2020, o governador Renan Filho anunciou o retorno das aulas presenciais a partir do dia 21 de janeiro e afirmou que reavaliará o funcionamento de bares e a organização de eventos em Alagoas para tentar frear o crescimento de número de casos de Covid-19. 

Há duas semanas, o número de pessoas infectadas tem aumentado a cada dia e consequentemente o número de mortes. De acordo com o Renan Filho, as medidas para os bares e eventos não serão semelhantes às adotadas no início da pandemia, quando o estado sofreu o primeiro pico da doença. 

Mas para educação, ele garantiu que está finalizando o decreto, que vem sendo bem pensado, mas que a previsão é de reabrir 30% na rede pública e 50% na rede privada, caso o número de casos ainda estejam altos. No caso dos municípios, o retorno depende dos prefeitos aceitarem ou não o retorno das aulas. 

Mesmo fazendo esse anúncio, o governador não adiantou quando essas novas regras serão publicadas e entrarão em vigor, mas disse que fará a discussão com o segmento dos bares e restaurantes, além de acompanhar o funcionamento dos shows em locais fechados. 

“Nós precisamos dar uma resposta, principalmente porque tem muito gente se protegendo, está se cuidando e exige que os governos tomem as providências necessárias para que a  proteção individual seja bem sucedida no ponto de vista coletivo”, disse o governador. 

De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) deste domingo (20), Alagoas registrou nas últimas 24 horas mais 307 casos de Covid-19 e seis óbitos em decorrência da doença. 

Dessa forma, o estado tem um total de 2.410 óbitos e 101.285 casos confirmados do novo coronavírus até o momento, dos quais 1.997 estão em isolamento domiciliar. Outros 96.598 pacientes já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e, portanto, estão recuperados da doença. Há 9.429 casos em investigação laboratorial.

Vacina

Caso o governador federal não envie as vacinas para os estados, o governo de Alagoas firmou uma parceria com o Instituto Butantan para adquirir 1 milhão de doses da vacina para imunizar a população alagoana. 

A previsão, segundo o governador Renan Filho, é que a vacina seja disponibilizava no final do mês de fevereiro a começo de março. 

*Estagiária sob a supervisão da editoria