Dezembro vermelho: em Alagoas, procura por testes de HIV caiu 20% neste ano

01/12/2020 14:49 - Saúde
Por Alícia Flores*
Image

Hoje, dia 1º de dezembro, é o Dia Mundial de Luta contra a Aids. A data foi instituída em 1988 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para que haja conscientização em relação à doença.  

Em relação ao mesmo período de 2019, o primeiro semestre de 2020 apontou uma diminuição de quase 32% nos casos de Aids, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau). Nos seis primeiros meses deste ano, 109 pessoas foram diagnosticadas com a doença, enquanto em 2019, foram 160 casos.

De janeiro a novembro de 2019, o Hospital Escola Dr. Helvio Auto registrou 363 novos casos de HIV/AIDS, já em 2020, no mesmo período o número de novos casos foi de 310, englobando adultos, crianças, transmissões verticais (em que a mãe transmite para o bebê) e gestantes.  

A diminuição do número de casos chegou a 17,2%, acompanhando a queda registrada no país desde 2012. No entanto, neste ano, durante o pico da pandemia, a procura do serviço de Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) teve uma queda de 20% na procura em relação ao ano anterior, de acordo com a assessoria de Comunicação do Hospital Escola Dr. Helvio Auto.

A PEP é uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas infecções. Deve ser utilizada após qualquer situação em que exista risco de contágio e ser iniciada o mais rápido possível, preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição e no máximo em até 72 horas.

Desde o primeiro caso, registrado em 1986, Alagoas contabilizou 7.378 casos da doença. Já no Brasil, o Ministério da Saúde aponta para 920 mil casos de Aids. Os jovens, de 25 a 39 anos, de ambos os sexos, com 492,8 mil registros, concentraram o maior número de casos. Nessa faixa etária, 52,4% são do sexo masculino e 48,4% são mulheres. A taxa de apresentou queda de 17,1% nos últimos cinco anos. Em 2015, foram registrados 12.667 óbitos pela doença e em 2019 foram 10.565.  

Neste ano, até outubro, o Ministério da Saúde distribuiu 7,3 milhões de testes rápidos de HIV, 332 milhões de preservativos masculinos e 219 milhões de preservativos femininos.

 

Diagnóstico e tratamento

Os testes para o HIV/Aids podem ser realizados normalmente no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Hospital Escola Dr. Helvio Auto, unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), às terças e quintas. O tratamento também é realizado no Hospital, com o acompanhamento individual de cada paciente.

 

*Estagiária sob supervisão da editoria

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..