Semana do bebê destaca a importância dos cuidados na primeira infância

27/11/2020 10:50 - Saúde
Por Assessoria
Image

Os cuidados com a saúde das crianças nos primeiros anos de vida são essenciais para garantir seu desenvolvimento integral e é pensando nisso que a Fundação Cardiovascular de Alagoas (Cordial) participa da Semana do Bebê criada pelo UNICEF no dia 1 de novembro em duas lives realizadas no instagram @sou.cordial.

O direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil deve ser uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros e em Maceió esta será a 6ª edição. O Dr. Cláudio Soriano, pediatra e presidente da Cordial, participa ativamente desde a primeira edição na cidade. “A primeira infância, ou seja, dos 0 aos 6 anos, é o momento de maior desenvolvimento cerebral, por isso, é tão importante garantir todos os direitos dessa criança e a Cordial tem o dever de apoiar a Semana do Bebê”, evidência o pediatra.

DESAFIOS

Os desafios começam logo ao nascimento, com a taxa de mortalidade infantil que embora diminua com o passar dos anos, o Brasil continua na média entre seus vizinhos na América do Sul e é o país do continente que apresenta a terceira maior taxa de mortalidade de adolescentes, ficando a frente apenas da Guiana e da Venezuela, segundo dados do UNICEF.

O Dr. Cláudio Soriano destaca que neste período inicial de crescimento são desenvolvidas habilidades sociais, motoras e cognitivas que dão origem a sociabilidade deste futuro adulto. Entretanto, os riscos continuam, as crianças são expostas à violência logo em seus primeiros anos, existe o desafio de obter uma vaga na creche ou até mesmo de ser prejudicado por políticas públicas que não colocam a criança de até 6 anos como prioridade.

É também na fase dos 0 aos 6 anos que deve existir a maior prevenção de doenças, por meio do calendário vacinal.  

PROGRAMAÇÃO

A VI Semana do Bebê será realizada no período de 30 de novembro e 05 de dezembro e este ano acontecerá de forma online com temáticas que buscam mobilizar a sociedade para incentivar ações que fortaleçam os primeiros mil dias de vida das crianças.

A participação da Cordial acontecerá em dois momentos no dia 01 de novembro com lives transmitidas pelo instagram @sou.cordial. O Dr. Cláudio Soriano conversará às 9h com a Dra. Andréia Pinheiro, pediatra, sobre “Os desafios de pensar na primeira infância em meio a pandemia”. No segundo momento, o presidente da Cordial receberá a consultora do UNICEF em Maceió, Juliana Vergetti para a live com o tema “Vida do bebê e o estresse tóxico”.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..