O Conselho Federal de Medicina (CFM) realizou um levantamento nacional para quantificar o número de médicos que perderam suas vidas durante a pandemia da Covid-19, seja atuando na linha de frente nos hospitais outro em outros locais. Em todo o país, 375 profissionais perderam suas vidas. 

Em Alagoas foram 12 profissionais, sendo oito atuavam no estado e quatro estava exercendo a profissão em outros estados, conforme dados do Sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed). Para fazer homenagem aos profissionais, o Conselho Federal de Medicina criou um memorial virtual que ao mesmo tempo faz uma homenagem a essas trajetórias e dimensiona as perdas causadas pela doença nesse segmento específico.

O trabalho realizado ao longo dos últimos meses, com base em informações repassadas por conselhos regionais de medicina, sindicatos médicos, sociedades de especialidades, secretarias estaduais e municipais de saúde e publicados pela imprensa, registra esse momento ímpar da história da medicina no Brasil e resgata o elemento humano daqueles que partiram.

No memorial, eles não são tratados como números, mas como donos de trajetórias ímpares, relatando um pouco de suas caminhadas.  “Esta é uma homenagem do CFM e dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) para eternizar àqueles que dedicaram sua vida aos outros. Por trás das máscaras e do equipamento de proteção existiam mais do que grandes médicos, existiam pessoas de uma coragem tão enorme quanto sua vontade de ajudar”, cita a mensagem de abertura.

*Com informações da Assessoria CFM.