A Maternidade e suas sombras

30/10/2020 13:43 - Encontre-se por Carol Fontan
Por redação
Image

O nascimento dos filhos representa também o nascimento de uma mãe, mas do que isso, é o nascimento de uma nova pessoa. E por que digo isso? Com a chegada dos filhos você não vê mais os mesmos programas de tv, não veste mais as mesmas roupas, você muda os temas das suas conversas, a sua percepção de mundo muda completamente. O nascimento de um filho traz de volta a criança que você foi um dia e todo o conteúdo que está escondido no subconsciente parece querer sair e se apresentar a você. 

Com os filhos vem todo o medo, insegurança, raiva, tristeza e todos os sentimentos que guardamos por tanto tempo em nossa primeira infância, alguns por falta de amor, carência, outros por terem sido super protegidos, outros negligenciados, outros abandonados e muitos violentados e por isso não sabem como transmitir aquilo que não tiveram para seus maiores tesouros, e por mais que queiram fazer melhor acabam repetindo o que aprenderam.... é o que conhecem de amor. 

Os filhos trazem consigo aquilo que nos incomoda em nós, aquilo que precisamos tratar se apresenta no comportamento dos pequenos como uma incrível armadilha e forma de nos encurralar a nos curar por inteiro. Se soubermos olhar com oportunidade ao invés de criticar e se vitimizar.... 

É como se Deus nos desse a oportunidade de nos tornar pessoas melhores através do amor que sentimos por eles...  Quando os Pais param de reclamar e sofrer e buscam por ajuda e saem dessa ignorância emocional podem se ajudar em primeiro lugar para assim poder oferecer aquilo que os filhos precisam: amor e aceitação. 

Os filhos não são sintomas, nem causas, eles mostram nossas feridas, nosso ego e principalmente nossas sombras. 

Enxergar a maternidade como oportunidade de fazer diferente e dar aquilo que você não teve, vai além de objetos, brinquedos e educação. É uma chance de humildade, de encontro consigo mesmo, de cura e de aprender amar. A educação também vai além de comportamentos socialmente aprovados, educação é sobre valores e princípios, conceito de uma família estruturada com base no sentimento que os une, o amor. 

E é por amor que os pais devem primeiro olhar para si e para seus próprios comportamentos antes de julgar e castigar. Educar é influenciar pelo exemplo, é ser primeiro e não dizer. 

Os seus filhos serão aquilo que você é hoje, isso te conforta ou te assusta? 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..