OAB Alagoas encaminha pacientes mastectomizadas para a reconstrução mamária com o apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer

28/10/2020 10:49 - Saúde
Por Redação*
Image

Outubro Rosa. O mês que evidencia a conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de mama, com até 95% de chances de cura, e a garantia dos direitos das pacientes vai chegando ao fim com a realização de um trabalho extremamente importante da OAB Alagoas. A Comissão Especial de Apoio a Prevenção e Defesa da Pessoa com Câncer promoveu uma grande programação e, conseguiu, através de parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer em Alagoas, encaminhar mulheres mastectomizadas para o cadastro da Secretaria da Saúde para passar pela sonhada reconstrução mamária.

"Essa atuação é constante. Através do diálogo conseguimos avançar no conhecimento e conscientização em relação a doença. E é esse conhecimento, essa consciência, que contribui para o diagnóstico precoce, que salva vidas. Apesar de ter uma programação o ano inteiro, nossa Comissão reforça as ações nesse mês especial. Foram ações com mulheres em situação de vulnerabilidade, com pouco acesso a saúde; foram palestras; foram eventos esportivos, de qualidade de vida. Mas dentro dessa programação, desse cuidado com a saúde, esteve essa grande vitória para muitas mulheres que enfrentaram a doença, mas que sonhavam em reconstruir as mamas. Conseguimos isso com a Comissão e com uma importante parceria", salientou o presidente da OAB Alagoas, Nivaldo Barbosa Jr.

A presidente da Comissão Especial de Apoio a Prevenção e Defesa da Pessoa com Câncer, Maria José Majô Melo, também reforçou a importância da atuação. "Foi uma programação extensa, intensa e de extrema relevância. Conseguimos levar mais informações sobre o que é o câncer de mama, como diagnosticar de forma precoce e todos os direitos que assistem essas pacientes. Fechamos esse mês com o encaminhamento de mulheres, que não tinham acesso, a exames de mamografia e conquistamos a reconstrução mamária para as mastectomizadas, tudo isso com o apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer em Alagoas. O mês acaba, mas a atuação permanece", frisou.

Marcando o encerramento da campanha do Outubro Rosa, a Comissão Especial de Apoio a Prevenção e Defesa da Pessoa com Câncer, com o apoio da Caixa de Assistência do Advogado, a Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica de Alagoas, da Rede Feminina de Combate ao Câncer e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher, realiza. no próximo dia 29 de outubro, às 16h, uma grande carreata. A concentração será na Praça Vera Arruda, na Jatiúca. A carreata seguirá no sentido Vergel e Jacintinho, com o objetivo de ampliar a divulgação de informações sobre o câncer de mama nessas localidades. Cada carro deverá conter balões na cor rosa como forma de chamar a atenção para a detecção precoce do câncer de mama.

*Com OAB

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..