O Boletim do Comitê Científico do Nordeste, que monitora os casos de Covid-19 nos estados, fez um alerta para uma possível segunda onda da doença devido ao relaxamento das medidas de prevenção e também a chegada da alta temporada no turismo, principalmente com a vinda dos europeus.
“Em vista de o Nordeste atrair turistas de países europeus no nosso verão, há um risco real de que nos próximos meses tenhamos um fluxo de portadores do Sar-cov-2, até de cepas diferentes das que aqui prevalecem”, disse trecho do boletim.
Com isso, os especialistas fizeram uma recomendação ao Governo do Estado para as medidas de prevenção nos aeroportos como a implantação em todos os aeroportos de estandes sanitários, com equipes de saúde munidas de folhetos informativos, equipamentos de aferição de temperatura e kits de testagem rápida de passageiros provenientes do exterior.
Os especialistas alertaram ainda que os turistas que não apresentem atestados que comprovem a ausência de infecção pelo Sars-cov-2, passem por quarentena de 14 dias.
O Comitê enfatizou que o início da segunda onda já está evidente no grande aumento do número de casos da Covid-19 e num aumento menor, mas evidente, na Itália, França, Espanha e Reino Unido, dentre outros países europeus.