A intelectual,terrivelmente, macumbeira escreve:

10/10/2020 07:14 - Raízes da África
Por redação
Image

A ialorixá Rosiane Rodrigues é uma macumbeira arretada, doutora em antropologia , pesquisadora da Universidade Federal Fluminense , estudiosa  premiadíssima em pretitudes e religião afro e minha amiga e com uma percepção aprofundada  sobre mundos e gentes.

"Escolhemos como as grandes perdas, as tragédias e as traições afetam as nossas vidas. Podemos nos encher de auto piedade, vítimas do mundo cruel e seguirmos culpando a tudo e a todos pelas frustrações e malogros que fatalmente aconteceram, acontecem e acontecerão.  

Ou podemos erguer a cabeça, respirar fundo, colocar o pé no caminho, aprender a lição que a vida trouxe e ter como metas "vai passar", "não repetirei o erro", "sigo agradecendo pelo que aprendi".  

As duas modalidades de lidar com os entraves que a vida nos oferece tem muitas variações, mas fundamentalmente informa que na primeira somos as vítimas do destino, na segunda, autores das nossas histórias. Esta é a diferença.

Recusar o lugar da imobilidade e da auto piedade exige que saíamos das nossas zonas de conforto e encaremos o mundo com toda nossa pequenez. Não é fácil, não é rápido, não é simples. Exige força, determinação, disciplina e uma crença gigantesca de que vai dar certo. Mas, vale a pena.

Bom dia."

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..