O que foi mesmo que a gente aprendeu com a pandemia?

04/10/2020 19:39 - Raízes da África
Por redação
Image

Estou na praça dos Palmares,centro da capital Maceió,AL,  marco abandonado da história ancestral de pret@s.

Conta que  praça foi um porto de desembarque e venda  de escravizad@s. E, nos dias atuais  essa história é consumida pelo capitalismo que projeta barracas de comidas e o descaso institucional.

A praça  deveria ser um museu a céu aberto, mas, todas as gestões políticas que administraram e administra Maceió fizeram pouco caso da questão.

Coisa de pret@s, né?

Estou em um banco da praça, depois da aventura de atravessar , andando, o bairro da Jatiúca, Poço para chegar ao centro. Foram cerca de 5 quilometros.

Sento  no banco da praça, olhando movimento do mundo,no entorno.

E vejo o dono de uma das  barracas de lanches  coçar o nariz com uma das mãos ( está sem máscara), logo após atende a cliente que pede um caldo de cana. Com  mesma mão que coçou o nariz ele pega a cana para moer , até virar caldo. Depois atende outra cliente que pede uma água de coco, A moça paga em dinheiro, ele recebe, passa o troco, logo após serve um pastel a outra cliente, que também paga em dinheiro e  a roda viva continua. Em nenhum momento o homem-dono do estabelecimento higieniza as mãos, ou , acontece reclamação da clientela.

Quando o  carro que me levará a casa sinaliza chegada , entro e sigo pensativa:

O que foi mesmo que a gente aprendeu com a pandemia?

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..